TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE A BACTÉRIA DETECTADA NO ZAFFARI E SAIBA O QUE FAZER SE VOCÊ COMPROU FATIADOS

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE A BACTÉRIA DETECTADA NO ZAFFARI E SAIBA O QUE FAZER SE VOCÊ COMPROU FATIADOS

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (1), os secretários de Saúde do Estado e de Porto Alegre confirmaram que a bactéria Listeria monocytogenes, prejudicial à saúde, foi detectada em uma amostra de queijo fatiado e vendido no Bourbon Ipiranga, da rede Zaffari.

Publicidade

Por precaução, foram retirados produtos fatiados e vendidos em todas as lojas da Capital, e a comercialização foi suspensa até que a companhia apresente laudos comprovando que os locais estão livres da bactéria.  Tire suas dúvidas sobre o caso e saiba como proceder caso tenha adquirido ou consumido alimentos desse tipo comprados em lojas da rede Zaffari em Porto Alegre:

O que é a Listeria monocytogenes?
A bactéria detectada em produtos fatiados no Zaffari é um microrganismo de fácil proliferação, tanto em baixas como em altas temperaturas. Ela tem diferentes tipos, entre os quais apenas um oferece risco à saúde: o Listeria monocytogenes. Sua ingestão pode causar uma doença chamada listeriose, que se manifesta geralmente na forma de uma gastroenterite, causando problemas estomacais.

Que produtos estavam contaminados?
Listeria monocytogenes foi encontrada em uma amostra de queijo da marca Zaffari fatiada e vendida no Bourbon Ipiranga. Como não se sabe a origem da contaminação, as secretarias de Saúde pediram a suspensão da venda de todos produtos fatiados nas lojas de rede em Porto Alegre (à tarde, o Zaffari informou que apenas a unidade da Ipiranga segue com a produção suspensa). Produtos que já chegam embalados ao supermercado continuam sendo vendidos normalmente.

Quais os riscos da ingestão de um alimento contaminado?
Para pessoas em geral, os riscos são pequenos. Muitas vezes, não é preciso tratamento com medicamentos — há casos em que é necessário tratar com antibióticos. Grávidas podem apresentar quadros mais graves: a ingestão da bactéria pode provocar aborto no primeiro trimestre ou nascimento prematuro do bebê. Pessoas imunodeprimidas também podem apresentar quadros delicados, como infecção generalizada.

Que tipo de sintomas podem aparecer após a contaminação?
Dores abdominais, diarreia, febre, náusea e vômito são os principais sintomas. Eles podem aparecer entre o terceiro e o 70º dia após o consumo de alimento contaminado. O mais comum é que eles se manifestem até o 10º dia.

O que eu devo fazer caso tenha consumido algum produto fatiado na rede Zaffari e apresente os sintomas?
As secretarias de Saúde do Estado e do município orientam que as pessoas que apresentam sintomas consultem um médico.

Há risco de epidemia?
Não. Conforme o secretário municipal de Saúde, Erno Herzheim, a hipótese de epidemia está afastada. Também não foram registrados, até o momento, casos de doenças diretamente vinculadas à contaminação por essa bactéria na Capital.

Comprei alimentos fatiados em uma loja da rede Zaffari recentemente. O que devo fazer com eles?
A orientação das secretarias de Saúde do Estado e da Capital é que os produtos fatiados em lojas da rede Zaffari de Porto Alegre adquiridos nas últimas semanas sejam descartados.

Vou receber o dinheiro de volta?
Sim. O Zaffari vai ressarcir clientes que compraram fatiados, como queijo e presunto, no hipermercado Bourbon Ipiranga, onde foi detectada a bactéria. Para efetuar a troca, é preciso apresentar o produto, não sendo necessária a embalagem e nota fiscal.

Como eu posso saber que os alimentos não estão contaminados em outros supermercados?
Não há garantias de que qualquer alimento esteja livre da Listeria monocytogenes. A detecção da bactéria encontrada nos fatiados do Zaffari, apesar de oferecer risco à saúde, não é obrigatória no Brasil. Uma parceria entre a prefeitura de Porto Alegre e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) deu início à investigação neste ano, com o objetivo de qualificar as ações de vigilância sanitária. Além do Zaffari, os pesquisadores da UFRGS analisaram alimentos de outras quatro redes: Asun, Carrefour, Rissul e Walmart. Nessa amostragem, produtos das outras redes não apresentaram problema.

O Zaffari poderá voltar a fatiar e vender produtos em suas lojas?
Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (1º), a Cia Zaffari afirmou que apenas o Bourbon Ipiranga segue com a produção de fatiados suspensa. Conforme a empresa, a unidade de processamento da Avenida Assis Brasil — que atende ao Bourbon Assis Brasil e a outras unidades de Porto Alegre — não apresentou registro da bactéria Listeria monocytogenes e está “liberada pelo órgão fiscalizador para retomar as suas atividades de processamento e de distribuição para todas as lojas”.

Fonte: Zero Hora

GANHE DINHEIRO RESPONDENDO PESQUISAS NA INTERNET

01/09/2017

Se você chegou até aqui é porque você gostou, né? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é MUITO importante!

Comentários