POR QUE O SEXO DE RECONCILIAÇÃO DEPOIS DE UMA BRIGA É TÃO GOSTOSO?

POR QUE O SEXO DE RECONCILIAÇÃO DEPOIS DE UMA BRIGA É TÃO GOSTOSO?

Duas especialistas revelam o que tornam o make-up sex (o sexo de reconciliação depois de uma briga) um dos momentos mais excitantes na vida de um casal e os cuidados a ter para evitar insatisfação ou mal-entendidos.

As mulheres descrevem-no como intenso, vibrante, caloroso… Quem experiencia o sexo de reconciliação fala de uma intensidade única, que só se vive após uma discussão ou separação. Afinal, que emoções desperta o make-up sex? Que riscos acarreta para uma relação? E em que circunstâncias devemos evitá-lo? Uma terapeuta de casal e uma sexóloga respondem às principais dúvidas sobre um fenómeno que também é explicado pela psicologia.

“O sexo depois de uma discussão ou separação tem sempre uma intensidade diferente do que aquele que ocorre no dia a dia. É mais intenso, mais corporal e mais vibrante. Faz-me lembrar as relações nos primeiros meses de namoro quando se vive a paixão intensa”, refere Sara Pereira. “É como que uma compensação do tempo perdido durante a separação/ discussão”, afirma ainda esta mulher de 27 anos, casada há dois.

Para ela, a relação que tem com o marido há quase 10 anos, fica mais firme depois do sexo de reconciliação e este acaba por ser uma oportunidade para restabelecerem a confiança e aumentarem a proximidade entre os dois, tal como sucede com muitos outros casais noutras partes do mundo. “Depois do sexo, há uma união mais forte”, refere, ressalvando, no entanto, que esta é “uma forma válida de fazer as pazes, apenas quando o motivo da discussão não é muito grave”.

Aaron Ben-Zeév, filósofo e um dos mais reconhecidos especialistas internacionais no estudo das emoções, explica no site da revista norte-americana Psichology Today a teoria da “Transferência da Excitação”, descrita pelos psicólogos e investigadores canadianos Donald Dutton e Arthur Aron, em 1974. Essa teoria foi desenvolvida com base num estudo levado a cabo pelos investigadores.

Uma pesquisa que concluiu que os homens que eram expostos a uma sensação de medo revelavam sentir níveis mais elevados de excitação sexual, quando eram apresentados a uma mulher atraente. “A excitação causada pelo medo foi transferida para a excitação sexual”, explica Aaron Ben-Zeév. De acordo com o especialista, a grande excitação causada pelo make-up sex também pode ser explicada em moldes semelhantes”.

“No sexo de reconciliação, o estado de alta excitação, associado à discussão, é transferido para um estado de elevada excitação que ocorre durante o sexo”, refere ainda o investigador. Veja a galeria de imagens com as melhores posições para atingir o orgasmo e com as sete coisas que nunca se devem fazer antes do sexo.

O reencontro

Na opinião de Aaron Ben-Zeév, existem, contudo, outros fatores que tornam este tipo de sexo tão intenso. “O sexo fantástico que se segue, além de ser resultado da transferência de excitação da discussão para o sexo, deve-se, em certa medida, à mudança de humor e à sensação de alívio (pelo menos, temporária) que a reconciliação com o parceiro provoca. O sexo de reconciliação reestabelece o vínculo que ainda existe entre o casal, de uma maneira muito tangível”, elucida o filósofo.

Não é por acaso que muitas mulheres se sentem mais seguras depois de uma sessão de sexo escaldante após uma discussão. “Existe uma perceção de proximidade e de desejo de satisfação. O make-up sex funciona, geralmente, como uma espécie de segurança de que tudo ficou bem”, confirma a sexóloga Vânia Beliz. Catarina Mexia, terapeuta de casal, também afirma, com base na sua prática clínica, que, muitas vezes, uma discussão desencadeia sensações de violência que poderão, por sua vez, despertar desejo.

“Uma discussão é quase sempre uma situação, do ponto de vista comunicacional, paradoxal. Se por um lado expressamos zanga e raiva, por outro lado, algumas vezes, estamos também a dizer: gosto tanto de ti e não sei como te dizer. Associadas estão, muitas vezes, emoções violentas mas também de desejo. Como tal, quando a discussão se esgota, o clímax desta pode acontecer pelo prazer”, revela a especialista.

Os riscos do make-up sex

Tal como em muitas outras coisas da vida, o equilíbrio é a palavra de ordem. De acordo com os especialistas, o make -up sex não deve, contudo, tornar-se uma constante na vida do casal. Por um lado, a causa do conflito não é resolvida (uma vez que o sexo acaba por proporcionar apenas uma sensação ilusória de entendimento) e, por outro, este comportamento mantido a longo prazo, poderá aumentar sentimentos de culpa e insatisfação.

“O sexo de reconciliação pode ter a componente agradável do prazer imediato e a capacidade de nos fazer olhar para o passado recente de uma forma mais agradável, mas a verdade é que se este for o nosso método de eleição para resolver os problemas que surgem na vida do casal e/ou quebrar a rotina, a sua eficácia vai diminuir e a sensação de mal-estar vai instalar-se”, alerta Catarina Mexia.

Para a terapeuta, “a sensualidade, a cumplicidade, o romantismo, a diversão, o role-playing e o humor”, são ingredientes muito mais positivos que contribuem para um sexo igualmente intenso e memorável. “O make-up sex reconforta, mas a maior parte das vezes não promove o diálogo tão necessário pelo que, ainda que pontualmente possa ser muito agradável, a longo prazo não se torna benéfico”, sublinha a especialista.

6 dicas para o melhor sexo de reconciliação de sempre

1. Desafie-o para irem para a cama juntos e mais cedo. Muitos casais têm um desfasamento na hora de deitar, o que faz com que um dos elementos acabe por adormecer mais cedo ou fique indisponível para o sexo.

2. Escolha uma lingerie especial com a qual se sinta bem e cuide de si. Só assim irá sentir-se verdadeiramente confiante para noites mais intensas.

3. Seja romântica e elogie-o. Com o tempo, esquecemo-nos de elogiar o outro, mas deve haver um reforço contínuo, fundamental para uma auto-estima mais forte.

4. Prepare-lhe o pequeno-almoço no dia seguinte. O dia que se segue após uma noite intensa é muito importante. Reforce todas as emoções que sentiu.

5. Experimente fazer sexo num lugar diferente ou arrisque uma prática mais ousada. Aproveite o momento de reconciliação para quebrar a rotina e recuperar o tempo perdido no pós-discussão.

6. Se na base da zanga está a relação sexual ou queixas por falta de desejo ou pouca frequência, não faça nada que seja exclusivamente para convencer o outro, como tornar-se, de um momento para o outro, muito desinibida ou fazer tudo o que nunca fez. Tente resolver as dificuldades, mas não deixe de ser você mesma.

Para mim o make-up sex é…

3 mulheres descrevem a sua opinião acerca do sexo de reconcialiação:

“É necessário para o bom entendimento do casal após uma desavença. Há uma mistura de raiva e desejo que o torna mais intenso, há mais entrega e mais desejo e um forte sentimento de posse que se transforma em mais prazer. É claramente essencial até para a vida sexual do casal. As relações intensas enchem-nos o ego”, afirma Sofia Martinho, 27 anos.

“Após uma discussão, é normal que as emoções estejam mais à flor da pele e que tudo aconteça de uma forma mais intensa. Mas esta intensidade não é exclusiva do make-up sex e pode acontecer noutras circunstâncias, nomeadamente quando as pessoas estão separadas fisicamente e se reencontram ao fim de algum tempo”, refere Daniela Pinto, 35 anos.

“O sexo de reconciliação acontece, principalmente, na tentativa de um dos cônjuges quebrar o gelo quando existe um conflito verbal entre os dois. É inesperado, pouco provável e não imaginamos o momento em que vai acontecer… Pode acontecer fruto de uma discussão em casa, enquanto se cozinha, enquanto se está em viagem… Tem um gosto diferente. É geralmente, mais selvagem, envolve mais desejo e mais prazer”, assegura Bruna Marques, 29 anos.

Duas situações em que o sexo de reconciliação deve ser evitado:

1. Ambos os elementos do casal decidirem usá-lo como forma de evitar o diálogo.

2. Estas duas situações servirem para recuperar uma relação, quando o outro deixou claro não ser essa a sua intenção.

16/10/2018


GANHE DINHEIRO RESPONDENDO PESQUISAS NA INTERNET


Se você chegou até aqui é porque você gostou, né? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é MUITO importante!

CLICA AQUI VAI

Comentários