LEMBRANÇAS DA INTERNET DE ANTIGAMENTE

LEMBRANÇAS DA INTERNET DE ANTIGAMENTE

Eu sou da época da internet das cavernas, numa época pré-banda larga e pré-wireless. Turbinada por potentes IBM PCs-XT equipados com poderosos modens Rockwell de 9.600 bps e utiizando as modernas linhas analógicas da Telerj.

Publicidade

Numa época em que Bill Gates, ainda não milionário, com seus vinte e poucos anos de idade, dono de uma empresa de garagem, chamada Microsoft não levava fé na internet.

Vamos relembrar aqui algumas pérolas desta internet medieval:

1. Computador era coisa de rico
Antigamente você tinha que ter bala na agulha pra ter um computador. Tanto pra bancar o aparelho em si, quanto a internet. Um computador, dos mais simples custava cerca de US$ 3.000. Um mais incrementado, podia chegar fácil aos US$ 10.000. Se você tinha um PC, filas de amigos cercavam sua casa como se um milagre tivesse ocorrido

2. Borboleta do MSN:
O ícone do MSN era uma borboleta colorida, que ficava junto de dois carinhas girando e batendo asa loucamente. Coisinha mais homossexual… Até que um dia ela. desapareceu. Assim como o nome MSN. E assim como todo o MSN. Hoje em dia existe o Skype.

3. ICQ:
É, agora você tem Skype, WhatsApp, Telegram, Viber e uma infinidade de programas de mensagens instantâneas. Mas lá pro inicio, tudo era escasso e MSN era coisa de fresco! Por muito tempo, o ICQ lutou firme até a chegada do MSN 7.0 que fez o mundo dele cair. Bem, o MSN acabou e o ICQ ainda existe (na Rússia!). E pasme, você pode encontrar algumas almas brazucas penadas por lá.

4. Bate Papo Uol:
Antes daquilo virar um antro de pedófilos e pervertidos fazendo putaria virtual, batendo punheta na webcam, você podia realmente conhecer gente bacana com gostos em comum. Aquilo lá, atualmente, não importa o assunto da sala: Culinária, Adoro Gatinhos ou Dança de Salão, o que você encontra é sempre a mesma coisa, só putaria, sexo e sacanagem.

5. Baixar coisas no Napster ou Kazaa:
Quem hoje em dia usa esses programas? Limeware, Shareaza, Kazaa. Todos eles sucumbiram frente aos Megauploads e 4Shareds da vida. Muita gente usava o Napster migrou para o Kazaa e numa internet discada merreca, o povo puxava muito mp3. Era coisa de 1 hora para baixar uma merda de mp3 que, às vezes para imensa infelicidade do coitado, vinha com defeito, como terminar no meio da música. Enfim, que era gratificante no fim, era gravar um CD de áudio com 14 músicas e colocar no seu discman imenso.

6. Winks de MSN:
Claro, enquanto você baixava no Kazaa os clipes, ia conversar com aquela gatinha. Quando você percebia o mole que ela te deu, o que o garotão fazia? Mandava o Wink ‘Carta de Amor’ e fechava com um ‘Beijo’ (sim, aquela boca vermelha que parece magia do Anti-Cristo). Bem, ela não respondia e você, todo maneirão, enviava aquela porra de mão azul mal colorida pra caralho para bater na tela dela. Aí ela te respondia com um diabo de porco dançante. É, filhão, ela cagou pra você.

7. Um emoticon para cada letra do alfabeto:
Uma das coisas que fez do MSN tão popular, foram esses gifs animados. Agora você vê muitos emoticons de memes ou caras de pessoas, mas naquele tempo, isso era muito avant-garde. A onda era caçar em sites por aí a fora o emoticon ideal e mais glitteroso para sua letra, alem das risadas e dos bonecos web2000 dançantes. Aí já viu, né? Com aquela carroça de internet, esse carnaval de letras levava um ano para abrir e ler se tornava a tarefa mais difícil do mundo. Pelo menos dava para travar o computador dos outros com aquela saraivada de imagens! Volta e meia, não apareciam alguns e aí você tinha que se esforçar para entender o que ‘T d b m ? ‘ significava.

Publicidade

8. Sites em Front Page:
Não, essa loucura de gifs não ficava só no MSN. Muito antes dele se popularizar, você via aquelas infelicidades de sites cheios de figuras escrotas no fundo. Para afundar mais na lama, nego metia um ‘olá’ em todas as línguas. Beleza, como se nego lá da Eslovênia fosse visitar a porra do teu ‘website’! E aquelas músicas .mids irritantes? Sites de mistério usavam a música tema do Arquivo X, tocando insistentemente e sem parar, colocando em risco seu emprego, seus tímpanos e sua sanidade. De quebra ainda rolavam os tais Guestbooks! Socorro!!

9. Internet Discada:
Eu usava essa internet desde 1995. Passava a madrugava acordado porque depois de meia noite era pulso unico.
Essa internet fez muito camelô rico Sempre alguém dava uma paradinha para comprar um jogo, afinal apenas a minoria tinha acesso à banda larga. O que naquele tempo 56 kbps era sinal de luxo, hoje em dia é capaz de nem existir mais. E o maldito cd da UOL que vinha em jornais e revistas que vc podia acessar por 30 dias de graça? no final das contas. quando os 30 dias passavam e vc desistalava ele desconfigurava todo o Internet Explore? era o campeão de reclamações.

10. Memes não existiam:
Sem as tirinhas e os memes, não havia esses diversos sites de humor que conhecemos hoje em dia. Imagine um mundo sem trollface, fuck this shit e FUUU? É, Naquele tempo, a nossa home page favorita para humor era o Charges.com.br. Quem é aí que não burlou a aula de informática só para ver um ‘Tooobby, entrevistã’ com Silvio Santos?

11. Youtube não existia:
Um mundo sem Youtube. isso é difícil de imaginar! Mas houve o tempo! Por isso geral queimava células cerebrais para encontrar clipes por aí e se estressava para baixá-lo no eMule.

12. Ter Orkut era ser refinado:
Orkut hoje está morto. Lar de spam, recados ridículos cheios de glitter, lar da pedofilia e mais outras patifarias. Nem parece o que foi há 10 anos atrás, quando surgiu essa rede social simples para reformular todo o conceito de relações via internet no Brasil.
Matérias em jornais de domingo mostravam o poder da Google, que vinha surgindo com força naquele tempo. Todos queriam um Orkut, mas só podiam fazer parte daquele clube de luxo se recebesse um convite. Negar um convite a um amigo era buscar inimizade.

13. O Orkut antigo pervertido:
Tu se lembras? Cor roxa, rosa e azulão fosco. Todos queriam ter mais fãs e mais ‘coraçõezinhos’, chegando até mesmo a pedir aos outros para darem apenas uma ‘clicadinha’. Depoimentos elevavam a amizade a outro patamar e eram também a maneira mais rápida de pegar aquela gostosa meio burra. Sorte de hoje era igual horóscopo ‘Palavras categóricas e ásperas são sinal de uma causa infundada’.
Zoar o Orkut do criador do site Orkut Büyükkokten? ESSENCIAL! E a discussão sobre ele ser homossexual ou não sempre rolava nos barzinhos. Alias o que você acha que ele é? Sou curioso e até hoje não tive resposta disso.
Todos liam as mensagens. Os ícones eram pequenininhos nos cantos. Você só podia ter 12 fotos (e olha que 12 era demais para nós). Comunidades repletas de pessoas participando ativamente. Ah, e claro, como se esquecer das letras? O N eram dois caras, com um tocando no pinto do outro. Que diabos eles estavam pensando quando bolaram aquilo?! Pessoas estão esquecendo o Orkut, mas ele ainda é genial com suas comunidades. Ele contribuiu muito e fez muita gente famosa. Não vamos nos esquecer dele!

14. DVDs eram o olho da cara:
Atualmente, com 50 centavos você compra um disco virgem. Agora, volte alguns anos e vai ver essa mídia custando, por baixo, uns 10 reais a unidade. E o gravador? 800 reais! Dá pra acreditar?! Ter um ‘combo’ então fazia você ser reverenciado na rua como se fosse o Deus da tecnologia. A Gravação levava um tempão pra terminar. e o pior era na hora de finalizar a gravação.. O DVD tinha o risco de queimar pois não tinha a proteção buffer underrun.

15. Fotolog:
Hoje em dia a mulherada pode mostrar suas curvas (mesmo que editadas no Photoshop) no facebook, e até mesmo Orkut, agora. Quando Facebook era futuro distante e Orkut só permitia 12 fotos, os Fotologs tornavam-se quase que um portfólio seu. Seja de um pseudo-fotografos profissionais ou alguma mocinha de 14 com espinhas, lá estavam eles, tirando mil fotos com sua Trecopix.

GANHE DINHEIRO RESPONDENDO PESQUISAS NA INTERNET
16. Cadê:
Google e Yahoo (que no futuro absorveu esse site) que nada! Alem de nego não saber escrever Google (Gugle, Googlee, Goglee e por aí vai), ele era obscuro demais! Yahoo? Uma sopa de letrinhas em inglês. No máximo aqueles usuários de Netscape é que se metiam nisso, porque a galera do Internet Explorer ficava mesmo é no Cadê! Vários trabalhos escolares salvos, eim?

17. Baixar e salvar em disquetes:
Pen drive pra quê? O pior era que não importava o cuidado que você tinha com eles. uma hora ou outra eles sempre te deixavam na mão. “não é possível copiar – deseja formatar agora” essas frases sempre faziam parte do meu cotidiano.

18. Apostilas com CD-Roms e ‘ Incríveis jogos gratuitos!’:
Tudo mentira. O jogo era uma merda, o CD-Rom vinha cheio de tranqueira Só prestava a revista. Naquele tempo havia muitas delas, não era só Digerati. Existia revista de hardware super especializada, as de tutoriais boçais, dicas para você ser um hacker bem sucedido (aham, valeu) e até sobre os melhores sites da web. Olha, posso dizer que muita gente aprendeu nelas. E aposto que muitas dessas pessoas ainda possuem os CD-Roms, mesmo sendo uma merda, mas eram bonitos demais para serem ignorados.

19. Warcraft 3, Mu, Counter Strike, Ragnarok,Tibia e GTA Vice City:
Muitos, mas MUITOS donos de lan house ficaram ricos com isso. Neguinho virava noite jogando. Foi o vicio de muita gente. Exercito de Zumbis no Warcraft, PKs no Mu, HS no CS, Kina no Ragnarok. É, as pessoas criavam um milhão de siglas para os jogos. Pessoalmente, minhas melhores lembranças são com GTA Vice City. Como esquecer da Emotion 98.3 e de caçar na internet as diversas histórias sobre o passado de Tommy Vercetti?

20. Hackear pelo IP e NetBus:
Neguinho usava internet por uma semana e pronto: Se sentia Neo de Matrix. Aí sai da frente que o lammer vem aí! Geralmente esses coitados nem sequer sabiam o que DOS significava, mas lá estavam eles ameaçando a todos. Curso de informática então, um fazia o drive de CD abrir e já era temido por toda a cidade. Em tempos de ignorância virtual, muitos se assustaram, muitas lendas surgiram. Mas hackers mesmo, pouquíssimos se tornaram. Quem aí nunca ouviu uma história de vírus animado? É, tipo daqueles que nego fala que surgiu um tubarão na tela e abriu um furo na placa-mãe.

17/08/2017

Se você chegou até aqui é porque você gostou, né? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é MUITO importante!

Comentários