HARMONIZAÇÃO FACIAL: O PROCEDIMENTO QUE CONQUISTOU OS BRASILEIROS ESCONDE PERIGOS QUE OS ESPECIALISTAS NÃO TE CONTAM

HARMONIZAÇÃO FACIAL: O PROCEDIMENTO QUE CONQUISTOU OS BRASILEIROS ESCONDE PERIGOS QUE OS ESPECIALISTAS NÃO TE CONTAM
Publicidade

Você já deve ter reparado como de um tempo pra cá muitos famosos têm exibido rostos mais angulosos. A chamada harmonização facial caiu no gosto das celebridades e tem conquistado muitos brasileiros.

Nomes conhecidos como Alok, JoelmaCarlinhos MaiaGretchen e Thammy Miranda aderiram ao método e mostraram os seus resultados nas redes sociais.

Claudia, https://claudia.abril.com.br/famosos/famosos-que-fizeram-harmonizacao-facial/

DJ Alok antes e depois da harmonização facial.

Não há como negar, ficando bonito ou não, harmonização facial está super em alta. A técnica consiste em harmonizar traços faciais através de procedimentos estéticos. Segundo o cirurgião plástico, Dr. Elson Adorno, a procura pela harmonização aumentou bastante nos últimos anos, no que ele chama de “Era das Selfies”.

O que é harmonização facial?

Harmonização Facial é um conjunto de procedimentos estéticos combinados para melhorar a harmonia do rosto. Essa técnica promete mudar os traços e tratar o envelhecimento facial, caracterizado pela perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, músculos e gordura.

Publicidade

De maneira mais simplificada, a harmonização facial é uma forma de deixar o rosto com simetria, resultando em uma harmonia no sorriso, dentes, olhos, mandíbula, enfim no rosto de uma forma geral.

“O intuito é diminuir as linhas e melhorar os contornos da face em pontos estratégicos que permitem mais sustentação, preenchimento e volume”, explica Adriana Isaac, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Reprodução

Resumindo.

Essa técnica envolve vários procedimentos nas gengivas, boca, rosto e até nos músculos faciais e algumas linhas de expressão. Para determinar qual procedimento deve ser usado em cada caso, a dermatologista Rafaela Ranhel explica:

“É preciso realizar uma analise das proporções faciais, para indicar quais áreas estão em desarmonia e qual o procedimento irá deixar os rosto mais equilibrado e proporcional”.

Quais os procedimentos utilizados?

A harmonização facial é resultado de um conjunto de procedimentos estéticos. Por isso, diversos tratamentos podem ser utilizados para obter o resultado desejado. Entre as técnicas mais comuns utilizadas estão:

“Uso de toxina botulínica em rugas, ácido hialurônico para fazer preenchimento, seja na boca ou bigode chinês, fios de elevação facial para lifting, microagulhamento, procedimentos que estimulam a produção de colágeno contra o envelhecimento, bichectomia e lipo de papada”, explica Rafaela.

Quem pode fazer?

De acordo com especialistas, não há idade mínima para realização das técnicas de harmonização facial. No entanto, eles ressaltam que o melhor é procurar os procedimentos quando houver sinais de flacidez e envelhecimento, ou em casos médicos.

Blog Social, https://blogs.ne10.uol.com.br/social1/2019/01/30/gretchen-comemora-harmonizacao-facial-e-so-o-comeco/

Resultado da harmonização facial da Gretchen.

Como é feito o procedimento?

O primeiro passo é entender o que o paciente espera dos procedimentos.

“Começamos com algumas perguntas para a pessoa, para entender quais traços ela gostaria que fossem maiores ou que não gostam de ter no rosto”, explica o cirurgião-dentista Jonas Lourenço.

Em seguida, o profissional irá realizar a analise facial do paciente, fotografando seu rosto de diferentes ângulos. Com um programa de computador o profissional irá modelar digitalmente o rosto do paciente.

Allan Brito, https://www.allanbrito.com/2007/08/09/modelagem-facial-utilizando-fotografias-com-o-faceworx/

“Se o cliente aprovar o planejamento, a próxima etapa é a definição de quais procedimentos serão feitos”, explica o cirurgião.

O tempo de duração de cada procedimento varia de 6 a 24 meses

Além disso, outros fatores podem influenciar na duração do tratamento.

O tipo de material utilizado irá depender do procedimento a ser realizado. A toxina botulínica (popularmente conhecida como botox) e o ácido hialurônico são as substâncias mais utilizadas nas técnicas de harmonização facial.

Cuidado!

A dermatologista Rafaela Ranhel ressalta que a fase de definição dos procedimentos deve ser cuidadosa.

“Muitos profissionais estão realizando harmonização facial sem conhecimento técnico sobre os produtos utilizados. Por isso, é importante procurar um médico de confiança”, alerta.

Quais profissionais podem realizar estes procedimentos?

Os profissionais que podem realizar esses procedimentos são: dermatologistas, cirurgiões plásticos e dentistas.

Ainda assim, em entrevista a Universa, o cirurgião plástico Juliano Souto Ferreira, afirmou que “os habilitados a fazer as técnicas injetáveis e algumas das cirurgias são o dermatologista ou cirurgião plástico. O dentista cuida de casos que mexam com a harmonização dos dentes e do maxilar”.

Recentemente, o Conselho Federal de Odontologia reconheceu que cirurgiões-dentistas também podem fazer os procedimentos que envolvem preenchimento.

“Está liberada para tratamento com produtos injetáveis a área que vai do osso hióide até o início da área pilosa do terço superior da face; ou seja, o dentista agora pode harmonizar os três terços da face, trabalhando a musculatura relacionada à mastigação e equilibrando a estética”, esclarece a Drª Maristela Lobo em entrevista a Revista Ecoturismo.

Quais são os riscos?

Antes de tudo, harmonização facial só é considerada um procedimento indolor se for utilizado anestesia, como isso varia de especialista para especialista, a aplicação pode ser bastante dolorosa.

Outra coisa importante, nem sempre o resultado é o esperado.

Mixturando, https://mixturando.meionorte.com/2018/10/edu-do-canal-diva-depressao-e-comparado.html?m=1

Edu, do canal Diva Depressão, foi comparado à Lady Gaga, na época do album “Born This Way”.

Mas os riscos mais graves ligados aos procedimentos de harmonização facial estão relacionados a aplicação incorreta dos produtos. Caso o ácido seja aplicado no lugar errado ou em quantidade acima da permitida, pode haver complicações.

O cirurgião-dentista Jonas Lourenço alerta:

“Uma aplicação errada pode causar necrose, deformação, inchaços, cegueira ou até mesmo um AVC.”

Por isso, o cirurgião plástico Juliano Souto Ferreira reforça que os procedimentos devem ser realizados em hospitais, junto a uma equipe médica e estrutura preparada.

O que mais pode dar errado:

  • Toxica Botulínica: pode alterar as expressões faciais (de forma negativa), “migrar” para áreas vizinhas, causando problemas;
  • Preenchedores temporários: pode causar necrose, se um vaso for atingido na aplicação;
  • Preenchedores definitivos: pode causar reação do organismo e “migração” do produto.Revista Semana Online, http://www.semanaon.com.br/edicoes/semanaonline.php?edicao=16

Fonte: Almanaque SOS

CURTA E COMPARTILHE O ACIDEZ MENTAL NO FACEBOOK!
TEM MUITO MAIS COISAS LÁ!

CLICA AQUI VAI

Comentários