ENIGMAS FASCINANTES ESCONDIDOS EM OBRAS DE ARTE FAMOSAS

ENIGMAS FASCINANTES ESCONDIDOS EM OBRAS DE ARTE FAMOSAS
Publicidade

Algumas obras de arte famosas podem conter enigmas escondidos que nós jamais poderíamos imaginar. Esse é o caso das que mostraremos a seguir. O fato é que algumas pinturas tiveram inspirações um tanto quanto inusitadas, em alguns casos.

Pensando nisso, trazemos 7 enigmas fascinantes escondidos em obras de arte famosas.

Confira:

1. “Provérbios Neerlandeses”, por Pieter Bruegel, 1559: trata-se da pintura de uma aldeia habitada por pessoas que representam os provérbios da época do autor, e a obra inclui cerca de 112 idiomas identificáveis. Alguns provérbios ainda são utilizados, como: “Nadar contra a maré”, “Bater a cabeça contra uma parede de tijolo”, armado até os dentes, “Peixe grande comer peixinho” e assim por diante.

Publicidade

2. “Vila bretão abaixo de neve”, por Paul Gauguin, 1894: a obra foi vendida após a morte do criador por apenas sete francos, cerca de 22 reais atualmente. Ela foi comprada com o nome de “Cataratas do Niágara”, pois o leiloeiro havia virado de cabeça para baixo por engano e afirmou que era uma cachoeira, em vez de uma aldeia.


3. “O quarto azul”, por Pablo Picasso, 1901: em 2008, alguns pesquisadores usaram câmeras de raios-X para identificar uma imagem escondida na obra. Era um homem vestindo um terno e uma gravata borboleta.

Publicidade

4. “Chuva, Vapor e Velocidade – O Grande Caminho de Ferro do Oeste”, por J. M. W. Turner, 1844: em 1842, uma Senhorita chamada Simon viajava para a Inglaterra de trem, quando começou a chover. Um idoso sentado em sua frente se levantou, abriu uma das janelas, colocou a cabeça para fora e ficou observando por cerca de dez minutos. A mulher fez a mesma coisa e também começou a admirar a paisagem. Um ano depois, ao assistir a uma exposição na Royal Academy of Arts, a Sra. Simon reconheceu aquele momento em uma das pinturas.


5. “A Criação de Adão”, por Michelangelo, 1511: alguns especialistas acreditam que a obra contém alusões à anatomia e afirmam que a parte direita da pintura é a imagem de um cérebro enorme. Realmente, é possível encontrar até mesmo os componentes mais sofisticados do cérebro, como o cerebelo, o nervo óptico e a glândula pituitária.

Publicidade

6. “Terraço do Café à Noite”, por Vincent van Gogh, 1888: o pesquisador Jared Baxter afirmou que a obra contém uma alusão oculta à “Última Ceia”, de Leonardo da Vinci. A figura central é um garçom com cabelos compridos vestindo uma túnica branca e cercado por doze pessoas (assim como Jesus e os apóstolos). Há uma cruz atrás do garçom, o que também é bastante simbólico.


ENIGMAS FASCINANTES ESCONDIDOS EM OBRAS DE ARTE FAMOSAS

7. “A Persistência da Memória”, por Salvador Dali, 1931: para criar suas obras, Dali se inspirava em fontes incomuns. E uma de suas pinturas mais reconhecíveis foi inspirada em derreter o queijo Camembert.

CURTA E COMPARTILHE O ACIDEZ MENTAL NO FACEBOOK!
TEM MUITO MAIS COISAS LÁ!

CLICA AQUI VAI

Comentários