ELEIÇÕES: 16 APLICATIVOS E FERRAMENTAS QUE PODEM TE AJUDAR A VOTAR MUITO MELHOR DO QUE NA ÚLTIMA ELEIÇÃO

Antes de tudo, precisamos reforçar, sim, o presidente é importante. Mas os deputados e senadores também! E parece que muita gente esquece disso.

Os senadores têm mandato de 8 anos, cada um deles representa um estado do Brasil. São eles que avaliam, reveem e revisam propostas e projetos da Câmara dos Deputados. Há projetos de lei de iniciativa do Senado também.

Já a principal função do deputado é legislar. Cabe a ele propor, discutir e aprovar leis, que, no âmbito federal, podem alterar até mesmo a Constituição. É também o deputado federal quem aprova ou não as medidas provisórias, propostas pelo presidente.

Ou seja, sem um congresso decente o país simplesmente para – mesmo com um bom presidente!

Percebeu como toda essa galera é importante? Não dá pra chegar nas eleições preocupado apenas em votar para presidente! Todo mundo pode fazer uma grande diferença – e você precisa estar ligado.

Para te ajudar, montamos essa lista com um monte de ferramentas legais para deixar seu voto ainda mais afiado e consciente. Bora!


1. Match Eleitoral

Plataforma da Folha para encontrar seu deputado federal, infelizmente por enquanto atende apenas aos candidatos de São Paulo. Ela cruza suas respostas sobre temas comportamentais, econômicos e políticos com o posicionamento político dos candidatos.

É bastante simples de usar, aparecem algumas ideias e basta escolher se concorda totalmente, parcialmente ou se discorda totalmente ou parcialmente. Também deve dizer se aquele assunto é muito, pouco ou nada importante.

Depois, ao final, irá aparecer vários candidatos e a porcentagem de afinidade com as suas respostas; se quiser ainda pode conferir quais estão mais ou menos de acordo.

Para acessar, clique aqui.


2. Vigie aqui

Google Chrome, https://www.google.com.br/search?q=Fernando+Collor&oq=Fernando+Collor&aqs=chrome..69i57&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Essa extensão do Google Chrome promete denunciar políticos ficha-suja – pelo menos durante sua navegação.

Uma vez adicionado, o Vigie Aqui começa a colorir de roxo o nome de políticos que estão devendo algo à justiça brasileira. Passando o mouse em cima do nome marcado é possível se ter acesso a todas as denúncias, condenações e histórico do tal político.

Para adicionar a extensão, clique aqui.


3. Detector Ficha de Político

Almanaque SOS, http://www.almanaquesos.com/detector-de-corrupcao-o-aplicativo-que-promete-mudar-as-eleicoes-do-brasil/

Para facilitar ainda mais, criaram o interessante aplicativo “Detector de Corrupção”, que te ajuda a descobrir os processos judiciais aos quais diversos políticos respondem – usa o mesmo sistema do Vigie Aqui.

Para isso, basta fotografar, subir imagens ou procurar em uma lista com vários nomes de Presidentes, Governadores, Senadores, Deputados Federais, entre muitos outros, tanto “ex” como atuais.

Para baixar o aplicativo, clique aqui (disponível na Google Store e na App Store).


4. Meu Deputado

Tecmundo, https://www.tecmundo.com.br/politica/107247-app-nacional-permite-fiscalizar-deputados-ranking-gastoes.htm

Os alunos da PUC Rio Grande do Sul mandaram benzaço quando fizeram esse app! Funciona assim: eles pegam os dados do Portal da Transparência e os transforma em informações bem mais tranquilas de se entender.

E tem muito deputado! Imagina se não ficarmos de olho nessa galera toda. Dá pra acompanhar os gastos de todos os deputados, mês a mês. Além de mostrar a assiduidade e votos por projeto.

Para baixar o aplicativo, clique aqui (disponível na Google Store e na App Store).


5. Me Representa

Me Representa, https://www.merepresenta.org.br

– Buscar por pauta, localização, partido, gênero e até raça: você decide quem te representa

Tá difícil encontrar um político que te represente? É, a tarefa não é simples. Mas fica mais fácil com essa plataforma. Focada em direitos humanos, nela você pode selecionar quais pautas são importantes para você, ou de qual gênero deve ser o político que te representa, ou a qual raça ele pertence, etc.

Tudo o que você precisa fazer é ir assinalando. E, então, pode escolher candidatas e candidatos que casem com suas ideias. A plataforma deve entrar no ar agora em setembro.

Para acessar, clique aqui.


6. Calculadora de Afinidade Eleitoral

O Iceberg, https://oiceberg.com.br/calculadora/

Segundo a equipe desenvolvedora, d’O Iceberg, a calculadora compara as suas posições políticas com as dos nove principais presidenciáveis. São 23 questões relacionadas a economia, energia, proteção social, segurança e educação. Marque se você concorda, discorda ou está dividido em cada questão e aperte o botão Calcular.

A Calculadora reflete na íntegra o levantamento produzido pelo Professor Daniel da Silva Lacerda, da UFRGS. O único problema é que devido aos acessos, a plataforma pode sair do ar.

Para acessar, clique aqui.


7. O Clima nas Eleições

Observatorio do Clima, http://www.observatoriodoclima.eco.br/o-clima-nas-eleicoes/

Se a tua preocupação são as questões ambientais, o site Observatório do Clima fez uma investigação sobre o tema e criou o infográfico acima.

Para mais detalhes, clique aqui.


8. Vote LGBT

Reprodução - Vote LGBT, https://www.votelgbt.org/

Você consegue pensar em algum conhecido seu que seja LGBT? Sim, né? Não é difícil encontrar pessoas que não são heterossexuais. E na política? Você também consegue pensar em exemplos com a mesma facilidade?

Para você conhecer as opções e escolher aquele candidato perfeito, tem uma solução simples: acessa o site Vote LGBT. Por lá, você consegue ter acesso a vários dados (que a galera do Vote LGBT vem pesquisando desde 2016), saber do que está rolando sobre esse tema pelo país e pode até receber um help caso você queira ser um candidato LGBT.

Perto das eleições, o Vote LGBT lança uma plataforma mega útil. Aí, é só se cadastras e escolher quem te representa. Fique de olho!

Para acessar, clique aqui.


9. Ranking dos Políticos

Ranking dos Políticos, http://www.politicos.org.br/

– O Vigie Aqui fazendo o trampo também.

Segundo os criadores, essa plataforma tem como objetivo mostrar “quem é quem no Congresso Nacional”. Aqui todo mundo é classificado do melhor para o pior. É possível ver a presença do congressista nas sessões, seus privilégios, avaliações e comentários sobre ele – também dá para compará-lo com outros.

Apesar da boa iniciativa, essa ferramenta é bastante questionável, a começar pelo conselho estratégico da plataforma, com nomes notoriamente ligados à direita, como o ex-candidato a presidência pelo PRB, Flávio Rocha.

Para acessar, clique aqui.


10. Rosie

Rosie - Twitter, https://twitter.com/rosiedaserenata

– Gasto suspeito? Rosie manda um tweet pedindo verificação!

Rosie é um robô treinado para matar avaliar TODOS os pedidos de reembolso dos deputados e senadores. O perfil no Twitter acompanha os gastos públicos e avisa assim que se depara com alguma situação que parece estranha (leia-se corrupta).

Se Rosie encontrar algo suspeito, ela manda um tweet pedindo explicações. Vale a pena seguir!

Para seguir o perfil, clique aqui.


11. OPS Fiscalize

Reprodução - Google Play, https://play.google.com/store/apps/details?id=br.net.ops.fiscalize&hl=pt_BR

O OPS Fiscalize permite a qualquer pessoa fiscalizar os gastos realizados por deputados federais com a verba indenizatória, dinheiro público destinado à reposição de despesas feitas pelos parlamentares no exercício do mandato.

O aplicativo não possui qualquer filtro para a escolha do parlamentar ou das despesas que serão apresentados. Cabe ao usuário a missão apenas de analisar brevemente se a despesa aleatoriamente apresentada é plausível – por exemplo, se a despesa em uma pizzaria, no valor de R$ 500, é confiável ou suspeita.

Infelizmente não divulgaram se o app foi atualizado para essa eleição.

Para baixar, clique aqui (disponível na Google Play, Apple Store e Windows Store).


12. Achados e Pedidos

Achados e Pedidos, http://achadosepedidos.org.br/

– É só pedir que as respostas estão ali!

Na teoria, os cidadãos podem ter acesso à qualquer informação pública. Quer saber quanto de água é desperdiçado? Ou o salário dos funcionários de algum órgão público?

No Achados e Pedidos você pode encontrar solicitações de cidadãos e as respostas que eles conseguiram. Lembra quando o professor falava “a dúvida do outro pode também ser a sua”? Aqui está o conceito aplicado! Quem sabe alguém já não descobriu a resposta para sua dúvida?

O site também indica os órgão públicos que mais negam e os que mais atendem pedidos. De tempos em tempos, rola até uns cursos. Em setembro do ano passado, por exemplo, eles ofereceram o curso de Lei de Acesso à Informação para Jornalistas – sensacional!

Para acessar, clique aqui.


13. Meu Município

Meu Município, https://meumunicipio.org.br/

– É só colocar o nome do município desejado

Teoricamente, você tem acesso às contas de todos os municípios. Isso porque o governo disponibiliza dos dados no Portal da Transparência.

O problema é que o portal é meio confuso, saca só:

Portal da Transparência, http://www.portaltransparencia.gov.br

– Confuso, né?

Por isso o “Meu Município” é legal! Nesse site, você consegue visualizar certinhos as despesas e as receitas dos municípios. O conteúdo é gratuito e vai desde indicadores gerenciais até comparações intermunicipais.

Para baixar, clique aqui.


14. Tá de Pé

Tá de Pé - Twitter, https://twitter.com/tadepeapp

Sabe de alguma obra em creches ou escolas públicas e o negócio tá meio esquisito, meio parado? Tá mega atrasado? Eita!

Então tira foto mostrando a placa que identifica a obra (aquela que mostra o nome, investimento, sigla do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sabe?). E aí manda pro Tá de Pé no Twitter com a hashtag #Tadepeobras. Coloca também o endereço para a gente expor, mesmo!

Para seguir o perfil, clique aqui.

Também dá para baixar o aplicativo (disponível na Google Store e na App Store).


15. Colab.re

Colab, https://www.colab.re/

– A prefeitura responde!!!

Tá cansado de xingar a prefeitura por ruas mal iluminadas, asfalto todo esburacado, falta de coleta de lixo e todas essas coisas que você nem deveria se preocupar já que paga um dinheirão de impostos?

Então faz o seguinte: baixa o aplicativo Colab e manda uma foto do problema. O mais legal desse app é que a prefeitura realmente responde. E você consegue ficar monitorando até estar tudo resolvido.

Para baixar, clique aqui  (disponível na Google Store e na App Store).


16. Rede Nossas Cidades

Minha Sampa, https://www.minhasampa.org.br

– Dá até pra ver os projetos que já deram certo

O poder de pessoas conectadas interessadas e mobilizadas é imenso, né? Prova disso são esses sites, da rede Nossas Cidades (que já está em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro).

A ideia é traduzir “politiquês” para linguagem de gente, pensar ações criativas, formar uma comunidade de ativistas prontos para agir e, claro, cobrar resultados. Depois que eles têm alguma vitória, já colocam online pra gente ir acompanhando. Já são 700 mil pessoas cadastradas!

Para acessar: Minha Sampa Meu Rio Minha Porto Alegre.

Conhece mais algum site, app, plataforma que ajudam a votar melhor? Comente!

Fonte: Almanaque SOS

23/09/2018

GANHE DINHEIRO RESPONDENDO PESQUISAS NA INTERNET


Se você chegou até aqui é porque você gostou, né? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é MUITO importante!

CLICA AQUI VAI

Comentários