FILME DUBLADO OU LEGENDADO? QUAL O MELHOR?

Qual a melhor maneira de se assistir a um filme, dublado ou legendado? Qual das versões lhe proporcionam uma melhor experiência da obra como um todo?

Publicidade

A resposta é simples: DUBLADO.

Você pode dizer: “Dublado? Claro que não! Tenho horror a filmes dublados…” Pois eu te digo: Quando você assiste um filme legendado, você perde mais da metade do filme. Isso mesmo.

A maioria das pessoas não têm noção de que grande parte do filme está não na voz original dos atores apenas, mas em todo o processo que vai muito, mas muito, além disso: Fotografia, figurino, cenário, efeitos especiais, iluminação. Até mesmo os figurantes. E sem falar que as vezes o diálogo é tão veloz, que mesmo os leitores mais experientes não conseguem ler.

Com o tempo a pessoa pode pegar a prática de ler rapidamente a legenda e acompanhar o filme normalmente, mas não vai dar tempo de reparar detalhes, que na verdade, muitas vezes fazem toda diferença e são cruciais para o entendimento da trama. Quem lê a legenda perde muita coisa, consequentemente perde muito do filme.

Além do mais, a qualidade dos profissionais de dublagem no Brasil é de primeiríssimo mundo. Chegando inclusive, a corrigir tons e vozes esganiçadas originais e interpretações equivocadas.

Poderia lhe dar milhares de exemplos de que minha teoria está certa, mas vou lhe dar apenas um: Assista à qualquer filme da cine série “A Era do Gelo” Preste atenção nas vozes no personagen Sid, a preguiça. Me diga se a voz e interpretação de Tadeu Melo não é infinitamente superior à original de John Leguzano?

GANHE DINHEIRO RESPONDENDO PESQUISAS NA INTERNET

06/12/2017

Se você chegou até aqui é porque você gostou, né? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é MUITO importante!

CLICA AQUI VAI

Comentários