QUIBE: RECEITA ORIGINAL ÁRABE

QUIBE: RECEITA ORIGINAL ÁRABE

Esta receita de Quibe me foi dada por uma grande amiga, filha de sírios. A receita está na familia dela há mais de 100 anos, sendo transmitida de avó para mãe para filha…

É surpreendentemente simples de fazer e totalmente mega deliciosa.

Publicidade
 

A receita:

QUIBE: RECEITA ORIGINAL ÁRABE
QUIBE: RECEITA ORIGINAL ÁRABE

 

Brincadeira…

Aqui a receita:

INGREDIENTES

Massa
– 1 kg de patinho moído duas vezes
– 3 cebolas médias
– ½ kg trigo para quibe
– 25 folhas grandes de hortelã
– 1 e ½ colher de sopa de sal
– 1 colher de sopa de tempero sírio (veja a receita abaixo)
– 4 colheres de sopa bem cheias de manteiga
– ½ xícara (chá) de água bem gelada

Recheio
– ½ kg de alcatra moída uma vez
– 3 dentes alho amassados
– 1 cebola bem picadinha
– 2 colheres de sopa bem cheias de manteiga
– ½ colher de sopa de sal
– ½ colher de sopa pimenta-do-reino
– ½ colher de sopa de tempero sírio

Tempero sírio
– 2 colheres de sopa de pimenta-da-jamaica
– 1 colher de chá de cravos
– 1 colher de sopa de pimenta-do-reino preta
– 1 colher de chá de canela em pó
– ½ colher de chá de noz moscada ralada
Atenção: Moa bem os 3 primeiros ingredientes em um pilão até virar um pó muito fino. Você pode comprar esse tempero já pronto em grandes supermercados, mas não é tão gostoso…

MODO DE FAZER

Massa:
Lave bem o trigo, retirando a maior parte da sujeira (casquinhas etc.). Lembre-se de que a sujeira do trigo fica flutuando e também no fundo. Depois coloque o trigo de molho em bastante água por uma hora. Enquanto isso, bata as 3 cebolas e o sal no liquidificador até virar uma pasta. Pique bem as folhas de hortelã. Misture a carne com a hortelã e a pasta de cebola. Adicione o trigo, tomando o cuidado de antes espremer bem o trigo entre suas mãos para tirar todo excesso de água. Junte o tempero sírio e a manteiga. Misture tudo muito bem, até ficar bem homogênea. Leve ao congelador por cerca de 1 hora. Depois, retire do congelador e acrescente a água gelada (este é o segredo do quibe macio). Misture tudo muito bem. Neste momento, a massa está pronta.

Recheio:
Refogue o alho a cebola em 2 colheres de sopa de manteiga, acrescente a carne, o tempero sírio e refogue mexendo bem até a carne ficar soltinha, mas ainda úmida.

Frito
Coloque água num prato molhe as mãos, pegue uma bolinha de massa e vá dando forma ao quibe, depois fure-o com o dedo e vá rolando-o na mão e alargando o furo, modelando um cone até deixá-lo de bom tamanho, coloque o recheio feche o cone e é só fritar em bastante óleo.

Assado
Numa assadeira untada com manteiga, espalhe uma camada com a metade da massa do quibe, alisando com as mãos molhadas, em seguida espalhe o recheio e cubra com o restante da massa apertando bem para juntar as camadas, sempre com a mão molhada. Faça riscos não profundos com uma faca, na forma de quadrados. Regue com azeite nas linhas que dividem os quadrados e coloque para assar em forno 180ºC por 30 ou 40 minutos.

Sirva e receba os elogios e aplausos!

Gostou da receita? Tem muito mais gostosuras AQUI

01/08/201601

GANHE DINHEIRO RESPONDENDO PESQUISAS NA INTERNET

Se você chegou até aqui é porque você gostou, né? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é MUITO importante!

CLICA AQUI VAI

Comentários