COMO FAZER EM CASA A VERDADEIRA PIPOCA DE CINEMA

COMO FAZER EM CASA A VERDADEIRA PIPOCA DE CINEMA
Publicidade

Ah, o cheiro da pipoca de cinema… Ela é capaz de roubar a cena. Aposto que tem gente que vai no cinema só por causa da pipoca!

E, muito embora pareça ser algum tipo de pipoca inalcançável existem alguns truques que podem fazer sua pipoca ficar melhor do que aquela do Cinemark!

Se você está com pressa e a turma está te esperando com a pipoca, separamos um resumo bem rápido para te ajudar:

Como fazer pipoca de cinema

O que você vai precisar?

  1. Usar o melhor milho de pipoca possível.
  2. Óleo de canola
  3. Manteiga clarificada
  4. Sal mais fino (conhecido como sal micronizado)

O primeiro passo é derreter a manteiga clarificada no micro-ondas ou em uma panela com fogo baixo até que ela fique líquida; espere aquecer a pipoqueira convencional por alguns segundos, acrescente o óleo, o sal e sem seguida, o milho da pipoca.

Quando os estouros pararem por alguns segundos, é hora de desligar o fogo e colocar em uma tigela e dar o play. Fácil não é mesmo?

Provavelmente tem alguns ingredientes aqui que são novos para você, certo? Se quiser entender melhor como usar cada um deles, é só continuar sua leitura que iremos apresenta-los melhor.

Publicidade

O milho de pipoca do cinema

Antigamente, o milho de pipoca mais comum nos cinemas do mundo todo era o chamado milho branco, semelhante ao milho de canjica. Porém, como o milho amarelo resultava em pipocas maiores e com um revestimento amarelado, elas enchiam os sacos sem gastar tanto milho, enquanto a cor dava a impressão de serem amanteigadas

Com o tempo, isso mudou a própria produção de milho, já que os agricultores, que antes privilegiavam o branco, passaram a plantar muito mais o amarelo – que hoje domina a produção.

Nossa dica então é usar um milho do tipo butterfly premium como melhor opção para uma pipoca de cinema de verdade.

Manteiga clarificada: o cheirinho da pipoca de cinema

Manteiga Clarificada

Se você já tentou resistir ao cheirinho da pipoca de cinema, sabe como isso é difícil! Ele invade e encanta todo mundo que passa em frente uma sala.

O segredo está na manteiga utilizada pelos cinemas! Mas não se trata de uma manteiga qualquer, e sim uma manteiga especial clarificada. Além de temperar, ela não murcha e nem encolhe a pipoca como as manteigas convencionais.

A manteiga clarificada é uma ótima opção para deixar sua pipoca de cinema saborosa e muito mais saudável.

Publicidade

Diferença da manteiga Ghee e da manteiga Clarificada

A fabricação da manteiga clarificada é baseado na remoção, através do calor, da água e componentes sólidos do leite, resultando em uma gordura livre de toxinas. A famosa manteiga ghee, tem um processo bem semelhante, mas passa por um processo de fervura mais prolongado, que carameliza a manteiga dando a cor, o aroma e o sabor acastanhado a manteiga ghee.

Como fazer a manteiga clarificada

Você vai precisar de:

  • 500 gramas de manteiga sem sal
  • Um pote alto ou fundo grosso
  • Um pano de algodão

Método de preparo da manteiga clarificada:

  1. Na panela, coloque toda a manteiga e leve para ferver até derreter lentamente. Se a manteiga queima, não fica bem.
  2. Deixe cozinhar até formar uma espuma branca na superfície (detalhe: essa espuma branca nada mais é do que a lactose).
  3. Remova a espuma lentamente com uma escumadeira ou uma colher grande.
  4. Repita o processo até que a espuma pare (o que levará tempo dependendo da quantidade de manteiga que você usa e da qualidade dela).
  5. Depois de remover completamente a espuma branca, deixe a manteiga repousar por cerca de 30 minutos para que o restante dos sólidos caia no fundo da panela.
  6. Forçar o líquido Você pode usar um pano de algodão limpo ou gaze estéril para ajudar. Coloque uma jarra de vidro com tampa e guarde na geladeira (para que dure mais).
Publicidade

Tudo sobre o sal micronizado

Para fazer uma verdadeira pipoca de cinema, você tem 2 opções:

  1. Usar Flavacol (vamos mostrar o que é isto a seguir)
  2. Usar o sal micronizado

Sal micronizado: Para fazer este sal é necessário moer o sal comum em um liquidificador ou processador industrial. Ele é mais fino e adere melhor à sua pipoca e pode ser encontrado facilmente.

Flavacol: Além de conter sal micronizado em sua receita, o Flavacol tem tempero com sabor de manteiga, bastante popular no Estados Unidos. Usado principalmente pelos cinemas norte americanos.

Flavacol Sal para Pipoca

Este tempero de pipoca, que ainda é desconhecido pelo público brasileiro, contém apenas quatro ingredientes: sal, corante amarelo e sabor de manteiga artificial.

Os flocos de sal em Flavacol também são produzidos usando o método chamado processo Alberger, que cria cristais de sal em forma de pirâmide. Como esses flocos têm uma área de superfície maior do que os tradicionais cristais de sal em forma de cubo, eles aderem melhor à pipoca e resultam em uma cobertura uniforme.

Ao usar Flavacol para fazer pipoca em casa, você vai descobrir que uma pequena quantidade vai longe. Meia colher de chá adicionada diretamente pipoqueira antes de estourar é tudo o que você precisa para dar a sua pipoca todo o famoso sabor salgado e amanteigado.

Nós recomendamos pipoca feita com óleo, para ganhar o máximo sabor. Mas se você seguir a dica anterior e usar uma pipoqueira de ar quente, não se desespere, você pode borrifar sal micronizado na pipoca depois de pronta.

Publicidade

Este sal faz bem?

Vamos ser sinceros… 100% saudável mesmo, só a pipoca fitness feita sem óleo. Nossa dica então é usar o Flavacol com cuidado e parcimônia, já que contém muito sódio e corantes. Mesmo que você não encontre gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas ou calorias no sal.

É importante notar também que não contém nenhum iodo, um nutriente necessário, e portanto não deve substituir o sal comum em sua dieta.

Você pode comprar este tipo de sal em nossa loja.

Pipoqueira Elétrica: para uma pipoca sequinha

Se você preferir, também é possível imitar a pipoca de cinema usando uma pipoqueira elétrica. Ela une praticidade com um quê de “mágica”. Isso porque você não usa óleo nem faz sujeira alguma. Basta depositar a quantidade indicada para o modelo no fundo da máquina, tampar e ligar.

O ar aquecido faz a pipoca estourar e ela sai sequinha no tigela. Não se assuste se os primeiros milhos caírem ainda sem estourar. O rendimento de uma pipoqueira elétrica é maior do que a convencional.

Para os dois processos, acrescente sal a gosto. Derrame a manteiga clarificada derretida por cima da pipoca e bom filme!

Aposto que agora deu vontade de ir assistir um bom filme no cinema, não é mesmo?

Mesmo que uma sessão no conforto do sofá seja sempre um bom programa, às vezes encarar a multidão para assistir no calor da galera é a melhor pedida para a semana. Basta escolher o filme, a sessão, a companhia e pronto!

Fonte: Clube da Pipoca

CURTA E COMPARTILHE O ACIDEZ MENTAL NO FACEBOOK!
TEM MUITO MAIS COISAS LÁ!

CLICA AQUI VAI

Comentários