COMO A HUMANIDADE CONSEGUIU SOBREVIVER SEM ESSAS 10 COISAS?

COMO A HUMANIDADE CONSEGUIU SOBREVIVER SEM ESSAS 10 COISAS?

Parece que o mundo está rodando cada vez mais rápido, ainda mais quando percebemos que já estamos no final da  segunda década do terceiro milênio. Mais rápido do que o rodar do planeta é o desenvolvimento tecnológico que ocorre nele. Na virada do milênio, pouca gente imaginava que seria possível dirigir carros movidos à eletricidade, por exemplo.

Se parar para pensar, você poderá perceber rapidamente o quanto a tecnologia é rápida em seus avanços. Mas será que você sabe quais são as dez tecnologias que mais mudaram nosso estilo de vida?

Confira e depois conte se você concorda ou não com as tecnologias reunidas neste post!


10º – Televisores e monitores de alta definição

TVs de tubo fizeram parte das casas das famílias de todo o mundo por décadas. Os designs mudaram, as dimensões mudaram, mas os tubos ainda persistiam. Até o lançamento dos primeiros aparelhos de DVD, as TVs CRT ainda eram as mais utilizados por todas as partes, mas isso começou a mudar na metade da década passada.

Em 2007, pela primeira vez na história, os televisores de LCD superaram os televisores de tubo em número de vendas, o que passou a incentivar as fabricantes a reinvestirem em aparelhos de televisão que prezassem por alta definição. Assim surgiram também os primeiros aparelhos com tela de plasma e mais tarde as telas de LCD-LED.

Independente do tipo de tela utilizada, essas televisões de alta definição destacam-se por permitir que outras mídias também evoluíssem. A qualidade de imagens em DVDs (e posteriormente Blu-rays ) passou a ser mais exigida, o que levou a tecnologia aos padrões HD de hoje, com filmes e jogos com resoluções altíssimas e qualidade muito superior às mais antigas.


9º – Mídias de armazenamento

Se você sonha em ouvir: “Bons tempos aqueles em que para apresentar um trabalho na faculdade, a gente tinha de levar vários disquetes de 3 polegadas!”, esqueça! Ninguém nunca vai dizer isso para você. Além de possuírem pouca capacidade de armazenamento, tais dispositivos eram muito frágeis e por isso não era raro que seus dados fossem corrompidos.

Por isso as mídias de armazenamento tornaram-se tão importantes. Pendrives e unidades de memória flash (como cartões de memória) permitiram guardar quantidades muito maiores do que as que eram oferecidas pelos disquetes (que podiam guardar até 1,44 MB).

Não apenas as unidades portáteis, mas até mesmo os discos rígidos evoluíram muito. Em 2000, discos rígidos de 10 GB eram verdadeiros luxos, mas quase nada se comparado aos terabytes de hoje. Discos de gravação também merecem uma citação, afinal de contas, a evolução de CDs para Blu-rays garantiu 49 GB de dados a mais.


8º – Processadores e chips gráficos

Os computadores não foram inventados para jogos. Na verdade, eles não foram nem mesmo inventados para uso pessoal, mas sim para comunicação militar. Porém, os avanços na tecnologia empregada pelos desenvolvedores permitiu que as máquinas ficassem menores e mais completas, possibilitando a utilização das mesmas para tarefas empresariais e domésticas.

Com isso, desenvolvedores passaram a criar jogos especialmente para computadores. Por um longo período, houve uma distinção muito bem definida entre video games e computadores, mas uma peça fundamental na história da tecnologia surgiu para acabar com as barreiras entre os jogos: as placas gráficas.

Quanto mais elas evoluem, mais os jogos são melhorados para acompanhar. E evoluem tanto que chega um momento em que os consoles são ultrapassados pelos computadores em qualidade gráfica. Mas se você ainda não está convencido da importância dessas placas, lembre-se de que elas também são responsáveis pela possibilidade de computadores rodarem vídeos em alta definição (e também 3D).


7º – GPS

Muitos filmes e seriados fazem piada destes aparelhos porque os primeiros modelos costumavam dar informações bastante erradas sobre as direções em que os motoristas deveriam seguir.

Mas isso é passado, pois hoje os aparelhos são muito mais modernos e obtêm atualizações muito mais rápidas. Estes sistemas de mapas na informática também são responsáveis por vários outros serviços que até mesmo quem não possui um GPS está mais do que acostumado a utilizar.

Google Street View (que acabou de chegar ao Brasil), Google Maps e tantos outros serviços que integram estes só se tornaram possíveis graças aos métodos de mapeamento por satélites.


6º – MP3 Players

Os tocadores portáteis de CDs surgiram ainda nos anos 90, mas os primeiros formatos portáteis só foram começar a se popularizar no início dos anos 2000. Em 2001, a Apple lançou o que seria um verdadeiro marco na história da tecnologia mundial: o iPod. Ainda sem o botão Click Wheel, a primeira versão do tocador garantia até 2500 músicas em sua memória.

De lá para cá, o iPod evoluiu muito. Ganhou irmãos (iPod Nano, iPod Shuffle, iPod Touch) e muito mais capacidade de memória, sem falar nos vários recursos que foram adicionados aos aparelhos. Junto com ele, outros produtos também surgiram e fizeram com que o segmento dos tocadores portáteis ganhasse muitas novidades.

Depois dos MP3, vieram os MP4 e todos os outros sucessores que podem reproduzir vídeos, músicas e fotografias, podem tirar fotografias e gravar vídeos, podem possuir jogos, GPS e muitas outras funcionalidades que ninguém imaginava quando os primeiros iPods foram fabricados.


5º – Smartphones

Os telefones inteligentes são importantes por um motivo: integrar computadores e celulares. Em uma definição rápida, smartphone é todo aquele celular que possui um sistema operacional, permitindo que aplicações sejam instaladas para os mais diversos fins, desde programas de edição de textos, até jogos e utilitários.

Mas o mais legal mesmo é a conexão com internet por redes sem fio. Assim, os usuários podem baixar arquivos e acessar sites sem a necessidade de utilizar computadores para isso. É muito fácil notar que desde os primeiros aparelhos da BlackBerry, que eram voltados a aplicações profissionais, até os atuais iPhones, muita coisa mudou.


4º – Notebooks

É verdade que os notebooks não foram inventados na década em questão, mas foi nestes últimos anos que começou a ser possível encontrar os computadores portáteis por preços acessíveis. Um notebook que já chegou a custar 8 vezes o valor de um computador de mesa, hoje não chega a custar o dobro com marcas como Acer, Positivo e CCE.

Muito parecidos com os notebooks são seus irmãos mais modestos, os netbooks. Com tamanhos que ficam perto das 10 polegadas, os netbooks são ainda mais portáteis e muito indicados para quem passa muito tempo fora de casa ou do escritório, visto que possuem autonomia para muitas horas de uso.

Os computadores portáteis são considerados revolucionários, porque tiraram a computação de cima das mesas e a colocaram em movimento. Foi o passo que faltava para que a informática saísse de casa e começasse a alçar novos voos.


3º – Transmissão de dados por redes sem fio (WIFI)

A internet sem fio é muito importante para o último item. Não fosse por ela, dificilmente os usuários encontrariam tantas funcionalidades disponíveis em seus computadores para que os levassem para fora de casa. E não são apenas os computadores que desfrutam das maravilhas da mobilidade.

Não fosse a transmissão de dados sem fio, muitos aparelhos deixariam de ser tão úteis. Smartphones perderiam milhares de funcionalidades, video games portáteis não poderiam mais ser utilizados para partidas em rede, alem de e-readers, tablets e players portáteis também não poderiam mais ser utilizados para acesso à internet.

Também é necessário lembrar que os conceitos de internet sem fio foram utilizados também pelos desenvolvedores das tecnologias 3G, que levaram a internet para locais ainda mais distantes. Sem a necessidade de um hot-spot, a internet 3G é utilizada para acesso pessoal e permite que usuários conectem-se onde estiverem (a qualidade do sinal é variável).

Outros nomes de tecnologias para transferência wireless também merecem ser lembrados. O Bluetooth surgiu como recurso de celulares e hoje é empregado em muitos computadores e aparelhos; o infravermelho já não é tão utilizado, mas garantia muita diversão na época dos primeiros Gameboys coloridos; existe ainda o TransferJet que está para se consolidar no mercado.


2º – Internet banda larga

O que você faz na internet? Joga? Baixa vídeos e músicas? Assiste a filmes em streaming? Pois todas estas opções só foram disponibilizadas para você porque a internet banda larga surgiu. Sabemos que nem todos os usuários possuem conexão rápida em seus computadores, mas foi esta conexão que permitiu que os grandes serviços fossem criados e crescessem tanto.

Grande parte dos softwares que você usa em seu computador também só está no atual nível de desenvolvimento porque a banda larga permitiu. Exemplos não faltam: o Windows Live Messenger só possui tantos recursos gráficos porque é possível baixar seus mais de 100 MB rapidamente.

Outro exemplo: jogos multiplayer são muito grandes e exigem conexões rápidas para baixá-los. As partidas também exigem conexões de banda larga, pois somente assim os games são rodados sem travamentos. Em suma, há uma infinidade de softwares que só chegaram até onde estão hoje, porque a banda larga permitiu. 


1º – Goooooooooooogle!

Antes de dizer que não há motivos para colocar o Google nesta lista, uma pergunta deve ser feita para você mesmo: “eu uso o Google com que frequência?”. É muito provável que você utilize o serviço pelo menos duas ou três vezes por dia. A grande maioria dos usuários de internet faz pesquisas o tempo todo.

Seja para encontrar um site ou um programa, o Google é a grande fonte de resultados. Em julho de 2000, o site atingiu a marca de 1 bilhão de páginas indexadas (hoje este número já passa da marca de 1 trilhão). Com indexações quase instantâneas, grande parte das páginas pode ser encontrada no motor de busca, minutos após a publicação.

Com este incrível número de páginas registradas nos servidores, dificilmente você poderá buscar por algo (que exista) e não encontrará nos resultados do Google. Em um resumo rápido, o Google revolucionou a década porque tornou possível o encontro de tudo o que há na internet em poucos segundos.

14/09/2018

GANHE DINHEIRO RESPONDENDO PESQUISAS NA INTERNET


Se você chegou até aqui é porque você gostou, né? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é MUITO importante!

CLICA AQUI VAI

Comentários