OS 15 SEGREDOS PARA VOCÊ FAZER UM CAFÉ NOTA 10

café

6 – Preservando o Café

Pelo pó do café deve passar apenas água quente. Nada de passar outro café coado ou misturar cafés preparados em momentos diferentes. Mas, quem nunca?

7 – Café com pouco ou nada de Açúcar

É comum adicionar açúcar ao café, mas sabia que existem vários tipos de café e cada um tem um sabor próprio?  É igual vinho! Procure adoçar cada vez menos a bebida até conseguir saborear o café do jeitinho que ele foi “pensado”.

8 – Por uma bebida sempre quentinha

Escalde o bule ou garrafa térmica pouco antes de fazer o café para ter uma bebida bem quentinha. Basta colocar dentro do recipiente água fervente, deixar uns minutos, esvaziar e servir o café.

9 – A Xícara ideal

Xícaras (200ml) de porcelana são perfeitas para o amigo café. O tamanho dela é ideal para a temperatura da bebida e também destaca o sabor. Canecas maiores (300ml+), apesar de serem a preferência, faz a gente colocar mais, e assim não se aproveita as delícias da bebida; copos americanos doem os dedos, né?

10 – O mundo por um Coador de Pano pronto pra uso

Antes de estrear o coador, escalde-o com água e café. Assim os resíduos inapropriados são retirados e o coador já fica com o aroma do café.

11 – A ordem dos fatores altera o produto (1)

Para o filtro de pano, despeje o pó na água quente (antes de entrar em ebulição). Mexer até virar um creme na superfície e fim. Mas pode fazer da maneira convencional também, coloque o pó no pano, despeje um pouco de água quente e umedeça todo o pó, depois em fio continuo, despeje o restante da água.

12 – A ordem dos fatores altera o produto (2)

No coador de papel a ordem se inverte, despeje a água quente no pó (igual a segunda sugestão acima).

13 – Extração do café

O tempo de extração é o tempo de contato da água com o pó. Quanto mais lenta a extração, mais escuro o café e mais chances dele ficar amargo. O tempo de extração deve levar, no máximo, de 4 a 6 minutos.

14 – Açúcar é proibido na Garrafa Térmica

Se for utilizar garrafa térmica: mantenha sempre limpa e de uso exclusivo do café. Em hipótese nenhuma adoce o café diretamente na garrafa. O açúcar acaba formando uma crosta caramelada na parte interna. ECA!

15 – Água do Expresso, pra quê?!

Serve para limpar as papilas gustativas. Antes de tomar o cafezinho, dê um gole na água e depois um gole no café. Assim você consegue sentir o real sabor do grão e se ele está realmente bom. Se o sabor for aprovado tome o resto da água e depois o restante do café – esse é o jeito correto. Assim você permanece com o gostinho agradável por um bom tempo, caso na primeira golada o espresso esteja horrorendo, deixe o resto de água para o final, dessa forma limpa de novo seu paladar e não é obrigado a ficar com aquele gosto na boca.

07/08/2017

Fonte: ABIC

Se você chegou até aqui é porque você gostou do que leu, não é? Então compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é muito importante!

Comentários