25 LIÇÕES IMPORTANTES DE VIDA QUE VOCÊ PODE APRENDER COM O SEU CACHORRO

25 LIÇÕES IMPORTANTES DE VIDA QUE VOCÊ PODE APRENDER COM O SEU CACHORRO

Cães são simplesmente demais! Só quem já teve um animal de estimação como esse sabe do que estou falando. Animados, amorosos, inteligentes e, às vezes, um pouco preguiçosos, os cães podem ser realmente os melhores amigos do homem. Geralmente pensamos que os cães aprendem com os donos. Ensinamos o cão onde fazer as necessidades, o treino básico, e até a estar com estranhos durante a socialização. Mas já pensou que também podemos aprender com os cães?

Os cães têm muito para nos ensinar, e sem precisarem de grande esforço da parte deles. Os cães ensinam-nos sem aulas, lições ou até vocabulário. Podemos aprender com os cães apenas ao vê-los e interargir com eles.

Então, mas o que podemos aprender com os cães?

É muito simples…


Aprecie a vista

Ás vezes estamos tão concentrados na rotina do dia-a-dia que nos escapa a beleza da vida. Ao concentrarmo-nos nas tarefas perdemos os pequenos detalhes que trazem felicidade. Mas isto não acontece com os cães. Os nossos melhores amigos sabem quando devem parar e apreciar o momento. Não é poucas vezes que apanhamos o nosso cão a relaxar à janela a contemplar a felicidade de estar vivo. Dê-se ao prazer de parar e aproveitar o momento.


Desfrute do amor dos outros

Para alguns de nós é difícil ceder e deixar que os outros demonstrem o seu amor ou cuidem de nós. Podemos parecer vulneráveis e perder o controlo. Mas os nossos cães não têm esses medos. Eles gostam de ser cuidados pelos donos, alimentados, escovados, passeados. E no fim, ainda nos revelam a sua parte mais vúlnerável: a barriga. Por isso aprenda a ser como os cães e a deixar cair as barreiras com os que ama.


Faça exercício

Não importa onde e quando, os cães estão sempre prontos a fazer exercício. Pode ser um apartamento pequeno, um jardim ou até na rua. Eles não param e brincam, correm e não param. Faça como o seu cao. Não interessa onde nem como, procure forma de se exercitar para manter um corpo e mente saudáveis.


Adapte-se com facilidade

Os cães adaptam-se rapidamente a mudanças na sua vida. Quando o adotou não demorou mais de uma semana até o cão estar ambientado na sua nova casa. Pode aprender com o seu cão a adaptar-se rapidamente às mudanças que sempre estarão presentes na sua vida. Seja flexível.


Demonstre carinho pelo que nos são próximos

Os nossos cães não conseguem esconder o amor que têm por nós. Demonstram-nos a toda a hora: quando chegamos a casa fazem uma festa e estão sempre entusiasmados por estar com o dono. Nos seres humanos é mais difícil exprimir o carinho e sentimentos. Podemos aprender com os cães a demonstrar o nosso amor pelos que nos são próximo de uma forma frequente e espontânea.


Deixe claro o que quer

Os cães demonstram sempre o que querem. Seja ir passear, brincar com a bola ou até roubar um petisco do seu prato, os cães sabem sempre o que quer e sabem expressá-lo sem rodeios. Seja como os cães, aprenda a saber o quer e a deixá-lo bem claro. Vai facilitar muito os seus relacionamentos.


Aproveite o que há de bom na vida

Já alguma vez viu um cão a roer um osso de brincar. Ele estava mesmo concentrado no osso. Aprenda com o seu cão e tire tempo para fazer as coisas que gosta. É importante mantermos tempo para nós mesmos e saber aproveitar a vida, e nisto os nossos cães são especialistas.


Uma boa noite de sono

Já viu algum cão a ficar acordado a noite toda a trabalhar e com hora para se levantar na manhã seguinte? Não, os cães dormem quando estão cansados e nem se preocupam muito onde se deitam. Faça como o seu cão, respeite o cansaço do seu corpo e durma bem. Vai ver que se vai sentir muito melhor. Só com o descanso é que o seu corpo e mente estarão prontos a enfrentar o dia-a-dia.


Aceite elogios

Quando elogia o seu cão, ele não consegue conter a sua felicidade e exprime-a abanando a cauda e saltando de felicidade. Quando for elogiado, aceite o elogio e agradeça, mostrando como o deixa feliz.


Aprecie o silencio

Ás vezes é bom relaxar e apenas apreciar a companhia de alguém que nos é próximo em silencio. Por vezes, não é preciso falar para se aproveitar o momento com alguém. Ás vezes o silencio é bem mais reconfortante. E o nosso cão sabe-o bem.


Forme amizades fáceis

Para o nosso cão, basta uma bola e vontade de brincar para que ele se torne nosso amigo. Porque não aprendermos com os cães e simplificar as relações com os outros? Fazer amigos pode ser fácil se simplesmente nos focarmos em passar um bom bocado.


Não discrimine

Com a excepção de alguns medos por falta de treino de socialização, os cães não discriminam. Eles não se importam que alguém seja feio ou bonito, magro ou gordo, rico ou pobre, velho ou jovem… O amor do cão só depende da dedicação do seu dono, independente de todos deste fatores de discriminação. Podemos ser como os cães e aprender a ver os outros pelo que realmente são, através das suas ações, do que pelo que aparentam ser.


Mime-se

Na técnica de reforço positivo, o cão recebe um mimo (carícia, elogio ou guloseima) quando faz um bom trabalho. Porque não adoptar esta filosofia para a sua vida? Se fez algo bem deverá premiar-se.


Seja fiel

Os cães são animais de matilha e formam laços fortes com os restantes caninos. Na verdade, a matilha mantem-se sempre unida e defende os seus membros quando necessario. O seu cão é tão fiel que estaria disposto a por a sua vida em risco para o defender. Aprenda com o seu cão e torne-se fiel às pessoas que são importantes na sua vida. Esteja sempre lá para as defender ou ajudar quando necessitam, nos momentos bons e maus.


Procure coisas que são importantes

Quando atiramos a bola, o cão segue-a para a recuperar, não se interessando onde ela cai. O cão foca-se no objetivo, a bola, e busca-a com todo o seu ser. Mantem sempre os olhos fixados no prémio e procura-o até conseguir o que quer. Isto é uma ótima analogia para atingir os objetivos da sua vida. Foque-se na bola e não deixe de a perseguir até a conseguir.


Desfrute os passeios

Quando o seu cão vai passear ele está envolvido no passeio, aproveita-o ao máximo! Cheira tudo o que pode, cumprimenta tudo e todos e  aproveita cada minuto. Poderá aprender com os cães a aproveitar o seu tempo, principalmente quando está a relaxar. Tire tempo para deixar de parte os seus problemas e relaxar.


Não deixe de tentar

Por muito dificil que seja, os cães tentam até atingir os seus objetivos. Melhor o pior, os cães tentam nadar e correr independentemente da sua raça ter predileção para a atividade. Tente e volte a tentar, mas não desista até atingir os seus objetivos. Mas não deixe de tentar à primeira adversidade.


Faça coisas que o deixam feliz

Correr, brincar, enterrar ossos, cavar, passear… o seu cão faz todas estas coisas que o deixam feliz. E faz com a maior frequencia possível. Por que é que não faz o mesmo? Procure fazer com mais frequencia as coisas que o deixam feliz. Siga o seu cão como exemplo.


Ultrapasse os erros

Os cães não se chateiam por muito tempo. Se o dono se chatear por um comportamento errado, o cão sente-se culpado mas rapidamente ultrapassa o erro e volta à sua personalidade feliz e descontraida. Devia aprender com o seu cão e ultrapassar os erros, seguindo rapidamente em frente.


Saiba perdoar

Ás vezes não somos nós que nos chateamos com os nossos cães. São eles que se chateiam connosco. Ficam irritados porque não lhes damos o brinquedo ou não cedemos a todos os pedidos, mesmo os que são menos saudáveis como partilhar doces. Os cães ficam muito irritados… mas só no momento! Rapidamente nos perdoam e não guardam rancor. Podemos aprender com os cães a não guardar ressentimentos e a perdoar.


Todo o trabalho que tenha que fazer, faça-o bem

Muitos cães têm trabalho importantes na sociedade, como os cães guia, cães policia e cães de salvamento. Estes cães quando têm um trabalho a fazer, fazem-no de corpo e alma. Os cães fazem sempre o seu melhor e com gosto. Aprender a trabalhar com gosto e ter orgulho em fazer bem esse trabalho algo que podemos aprender com os nossos cães.


Mantenha-se hidratado

Em dias quentes, os nossos cães bebem água com fartura. Não correm o risco de ficar desidratados desde que tenham água à disposição. Aprenda com os cães, mantenha-se hidratado e tente sempre beber água suficiente todos os dias.


Late mas não morde

Já ouviu o ditado: cão que late não morde? Podemos aprender com este ditado e fazer como os cães: devemos expressar os nossos pontos de vista com a ferocidade necessária, mas nunca devermos partir para a violência.


Passe muito tempo no exterior

Os cães adoram passear no exterior, estar ao ar livre e sob o sol. E vocês devia também! Seja para passear, andar de bicicleta ou dar uma caminhada rápida perto de casa, apanhar ar fresco melhora a disposição e o bem-estar geral. Um momento de pausa para relaxar ao ar livre permite-lhe reduzir o stress e recuperar energia para continuar o seu trabalho.


Mantenha-se alerta

Os cães têm sentidos apurados. Com o seu olfato e audição, estão sempre atento a qualquer perigo que possa ameaçar a sua familia. Nós não temos sentidos tão apurados, mas podemos estar sempre atentos ao que nos rodeia. Mantenha-se alerta ao ambiente e situações envolventes para que possa precaver-se e prevenir certas situações.


Nunca deixe de brincar

Cães jovens, adultos ou idosos… não interessa a idade! Os cães estão sempre prontos à brincadeira. Os cães querem aproveitar o momento ao máximo sem preocupações com o que os outros pensam. Deixe-se levar pela criança que há em si e brinque. Seja feliz.

 

E você? O que aprendeu com o seu cão?

14/11/2018

GANHE DINHEIRO RESPONDENDO PESQUISAS NA INTERNET

Se você chegou até aqui é porque você gostou, né? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é MUITO importante!

CLICA AQUI VAI

Comentários