16 PASSOS PARA SOBREVIVER E NÃO FAZER FEIO EM UM RESTAURANTE CHIQUE

16 PASSOS PARA SOBREVIVER E NÃO FAZER FEIO EM UM RESTAURANTE CHIQUE

Um belo dia sua gata se cansou de comer cachorro-quente todo final de semana, ou seu chefão resolveu fazer um jantarzinho de negócios. O eleito foi um restaurante chique difícil de chegar, difícil de pagar, difícil até de pronunciar o nome.

Antes de pensar em desistir do romance ou ser demitido por insubordinação, dá uma olhada no nosso “Manual de sobrevivência”, formulado com a ajuda da consultora em etiqueta, marketing pessoal e redes sociais, Ligia Marques; e mostre que você é fino e domina a arte da mesa posta.


1. DESBRAVANDO O TERRITÓRIO

Não seja pego de surpresa. Antes de tudo faça o reconhecimento do terreno, pesquisando sobre características do restaurante como o tipo de gastronomia, a necessidade de fazer reserva e o preço, principalmente porque alguns locais não exibem os valores nos cardápios.


2. QUESTÃO DE HIGIENE

Você vai precisar usar as mãos para comer, seja para partir o pão ou comer um canapé. Então antes disso, após se acomodar na mesa, é legal pedir licença e lavar as mãos.Em algumas casas também são servidas lavandas ou toalhinhas para a higienização das mãos após comer mexilhões, por exemplo. Se esse for o caso, use-as.


3. CUBRA-SE

O guardanapo de pano deve ser usado do início ao final da refeição. Abra-o discretamente, e cubra a região das pernas (famoso colinho). De qualquer maneira, coma com cuidado para não sujar a parte de cima da roupa.Use um segundo guardanapo para limpar a boca e não pagar o mico de ficar com molho no queixo. Caso não tenha esse segundo guardanapo, você pode levantar o que está no seu colo, limpar a boca e devolvê-lo, sem complicação.


4. ANTEPASTO

Esse nome pode soar esquisito, mas nada mais é do que o couvert, pequenas porções de alimentos servidas antes das refeições principais. Geralmente equivalem a uma cesta com pães acompanhados de azeite, manteiga e antepastos como azeitonas, pastas e conservas de legumes. Nada que você já não tenha visto antes. O couvert é cobrado e teoricamente serve para abrir o apetite, mas se você é do tipo esfomeado, aceitá-lo é uma ótima maneira de acalmar a fome já que a porção dos pratos desse tipo de restaurante é pequena e não vai atrapalhar seu apetite.


5. SOMMELIER, O QUE É E PARA QUE SERVE

Um bom restaurante tem sempre um Sommelier à disposição do cliente. Este profissional entende tudo sobre vinhos e vai te ajudar a escolher o melhor para a ocasião, paladar e harmonização com os pratos. Consulte-o sem constrangimento, pois ele terá prazer em ajudar. É bom esclarecer também a faixa de preço do vinho que você pretende consumir antes para não cair pra trás antes de ter bebido.


6. DECIFRANDO O CARDÁPIO

Para quem não tem o hábito de frequentar restaurantes sofisticados a linguagem do menu pode ser bem difícil de entender. Aquela palavra em francês, por exemplo, pode ser naturalmente esclarecida com o garçom. Não há constrangimento em tirar esses tipos de dúvidas, e é bem melhor que ser surpreendido com um testículo de boi no seu prato.


7. BANCANDO O CHEF DE COZINHA

Se você tem restrições alimentares como alergias e intolerâncias não se acanhe e peça ajuda ao garçom. Alterações nos pratos são permitidas mas quando feitas por leigos podem desarmonizá-los. Se for apenas “frescurite” saiba que essas substituições não são bem vistas pelo chef, que pensou em cada ingrediente que compõe o prato. Que tal aproveitar a oportunidade e se render a novas experiências gastronômicas?


8. UM FAQUEIRO PARA CADA UM

Não se apavore com a quantidade de talheres que encontrar na sua frente pois é bem provável que você não use todos. Em alguns restaurantes nem são tantos assim, pois os talheres certos já são trazidos de acordo com o prato escolhido. Então relaxe. Mas é bom saber que as facas e colheres ficam sempre do lado direito do prato, os garfos do lado esquerdo e os talheres de sobremesa acima do prato. A dica é usá-los sempre de fora para dentro. Caso encontre dificuldades, tome um gole de vinho enquanto observa seu acompanhante ou a mesa ao lado, e faça igual. Simples assim!


9. RETRATO DA COMIDA

Definitivamente não! A gente já sabe que nesses lugares a comida parece uma escultura, mas segure a emoção e deixe a selfie para o churras com a turma. Além do mais é conveniente curtir o momento com a pessoa e não com o celular.


10. FIQUE SÓBRIO

Pegue leve na bebida alcóolica. Se a ocasião for profissional recomenda-se nem beber. Se já é difícil não cometer gafes estando lúcido, que dirá bêbado. Além do mais ninguém gosta desse tipo de companhia.


11. IMPRESSIONE

Se você realmente quer fazer bonito não use a faca ou garfo para cortar massas ou saladas de folhas. No primeiro caso é recomendado enrolar (os fortes usam uma colher para apoiar esse movimento, ao invés do fundo do prato) e no segundo fazer trouxinhas com as folhas inteiras.


12. BÁSICO DO BÁSICO

Palito de dente serve apenas para espetar comida. Esqueça que um dia você já o usou para limpar os dentes na frente de alguém. E se você acha que cobrir com a mão na deixa tudo menos nojento, esqueça! Se estiver com algo preso nos dentes peça licença e vá ao banheiro retirar. Alguns restaurantes possuem até mesmo fio dental e enxaguante bucal nos toaletes. É para isso que eles servem, pode usar sem medo.


13. FINALIZANDO

Ao terminar de comer não afaste o prato com as mãos e nem cruze os talheres. Depois de esperar que a outra pessoa termine a refeição, deixe os talheres em paralelo dentro do prato que o garçom vai entender o recado e recolher tudo para você


14. CHAMANDO O GARÇOM

Quando o garçom é bom ele entende o chamado com um simples olhar, mas se isso não acontecer seja discreto e cordial ao chamá-lo. Assovios e apelidos como “grande”, “chefe”, “campeão”, entre outros, não pegam bem nesse tipo de ambiente.


15. A HORA DA CONTA

Você foi muito bem até agora. Não coloque tudo a perder comentando sobre os valores da conta. Se você seguiu o primeiro item já sabia como seria. Basta conferir se está tudo certo. Ah, não pagar os 10% é extremamente desagradável, a menos que você tenha sido mal tratado pelo garçom.


16. MOMENTO DELICADO

Não pega mal dividir a conta. Antigamente quem convidava pagava sem discussão mas hoje isso está mudando. Porém uma pesquisa divulgada pelo site Think Money revela que muitas mulheres não aprovam essa atitude, no primeiro encontro. Questão de gentileza e não de machismo.

Esqueci algo?

12/10/2018

GANHE DINHEIRO RESPONDENDO PESQUISAS NA INTERNET


Se você chegou até aqui é porque você gostou, né? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é MUITO importante!

CLICA AQUI VAI

Comentários