SINUSITE: OS 6 MELHORES REMÉDIOS CASEIROS CONTRA A INFLAMAÇÃO

SINUSITE: OS 6 MELHORES REMÉDIOS CASEIROS CONTRA A INFLAMAÇÃO

Nariz entupido, seios do rosto cheios, pressão na região frontal do rosto e dores que podem ser confundidas com dores de cabeça. Se você também já sentiu isso, provavelmente você sofra com rinossinusite ou simplesmente sinusite, uma espécie de inflamação que acontece nas cavidades ao redor das vias nasais.

De acordo com especialistas, a sinusite pode aparecer logo depois de uma infecção, um quadro alérgico ou de qualquer outro fator que atrapalhe as secreções das faces serem drenadas adequadamente.

O que causa a inflamação?

Por isso, é correto afirmar que muitas coisas podem despertar a inflamação nos seios do rosto, desde bactérias, fungos, vírus até fatores alérgicos, como poeira, choque térmico e alguns cheiros que também podem desencadear a rinopatia alérgica.

Por isso, a sinusite pode ser classificada, basicamente, em 4 categorias: aguda, quando os sintomas aparecem por um período inferior a 4 semanas;  subaguda, entre 4 e 12 semanas; crônica, quando o inchaço e a inflamação permanecem por tempo superior a 12 semanas; e recorrente, quando acontecem 4 ou mais episódios de sinusite durante um ano.

 

Como tratar a sinusite?

Parar tratar a sinusite, claro, você precisa procurar um médico especializado. Dependendo do caso, os sintomas e a própria inflamação são tratados com antibióticos, descongestionantes, corticoides orais, nasais ou injetáveis e, em casos mais extremos, até mesmo uma espécie de cirurgia endoscópica pode ser necessária para desobstruir as vias nasais.

 

Mas, claro, para não deixar que seu caso chegue a esse extremo e para aliviar os sintomas da sinusite de uma forma mais natural, é possível usar algumas soluções e remédios caseiros realmente eficazes contra o problema. Abaixo você confere alguns deles.

Confira 6 melhores remédios caseiros contra a sinusite:

1. Limpeza nasal com salmoura

 

Lembra daquela limpeza que ensinamos na matéria que ensina formas eficientes de desentupir o nariz? Pois é, ela também pode ajudar a tratar a sinusite em casa. Você só precisa preparar a mistura de água com sal, usando a bombinha.

Além de descongestionar as vias nasais, ele isso ajuda a mantê-las hidratadas e a amenizar as dores causadas pela inflamação.

2. Nebulização com eucalipto, sal e água

 

Por sua ação expectorante, o eucalipto é um ótimo recurso na hora de tratar da sinusite. Juntamente com com uma mistura de água e sal ou com soro fisiológico, esse é um ótimo remédio caseiro contra o problema e você pode inalar o vapor dessa mistura sem medo.

Ela vai ajudar a expectorar e a reduzir as secreções acumuladas.

3. Chá de camomila

 

Além de ser um ótimo calmante natural, o chá de camomila também ajuda a tratar os sintomas da sinusite.

Conforme especialistas, essa é uma ótima opção para o problema devido a suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, analgésica e cicatrizante, que ajudam a tratar a congestão, bem como a inflamação na garganta e da mucosa nasal.

4. Inalação com chá de cebola

 

Um dos remédios caseiros contra sinusite, com certeza, é a inalação com chá de cebola. Isso porque a casca da cebola conta com propriedades antibacterianas e antivirais, que podem aliviar bastante os sintomas da inflamação, embora não vá curá-la de vez.

5. Soro fisiológico

 

Como você já viu por aqui, água com sal é um dos melhores remédios caseiros que existem contra o problema. Logo, o soro fisiológico, comprado na farmácia, também é uma ótima opção de tratamento, já que contribui com a limpeza e com a descongestionamento nasal.

6. Suco de espinafre

 

Também inusitado, o suco de espinafre é bom contra a sinusite devido as propriedades anti-inflamatórias e descongestionantes do espinafre, que ajudam a eliminar as secreções armazenadas.

Mas, claro, você não sentirá alívio logo que tomar o primeiro copo. Será preciso fazer uso diário por um tempo para que o suco mostre seu potencial curativo.

E então, gostou das dicas? Como já dissemos no início, nenhum desses remédios caseiros substituem o tratamento indicado por seu médico, mas ajudam a aliviar os sintomas e as dores causadas pela sinusite.

GANHE DINHEIRO RESPONDENDO PESQUISAS NA INTERNET

10/10/2017

Se você chegou até aqui é porque você gostou, né? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é MUITO importante!

Comentários