RELIGIÃO FAZ CÉREBRO ENCOLHER?

RELIGIÃO FAZ CÉREBRO ENCOLHER

A ciência enfia o dedo no furico dos papas, bispos e rabinos, e prova uma coisa que eu já desconfiava faz tempo. Religião faz cérebro do homem (e mulher tb) encolher.

Pesquisadores da Universidade de Duke, nos EUA, observaram os cérebros de 268 homens e mulheres com mais de 58 anos e notaram que o hipocampo – região envolvida, principalmente, na formação de memórias – era significativamente menor naqueles que se identificavam com grupos religiosos específicos ou que tinham passado por experiências religiosas de mudança de vida – aquela coisa de estar quase morrendo e “nascer” de novo, por exemplo.

Por quê? Hum, ninguém tem certeza ainda. Mas a principal hipótese do estudo é que certos aspectos da religião causem, em algumas pessoas, um estado constante de estresse. Um indivíduo que faz parte de uma minoria religiosa e sofre preconceito por isso vive num estado de nervos mais delicado. Também pode acontecer com o sujeito que vive com o medo de ser punido por Deus por isso ou aquilo, ou então com o que tem ideias conflitantes com certos dogmas da religião. Ao longo do tempo, a liberação constante dos hormônios do estresse diminuiria o volume do hipocampo.

Ah, nem adianta me espinafrar nos comentários… Ficou puto? Clique AQUI e reclame com a Universidade de Duke, ok? Você não fala inglês? Então recolha-se a sua insignificância.

Fonte: Superinteressante

28/12/2017

GANHE DINHEIRO RESPONDENDO PESQUISAS NA INTERNET

Se você chegou até aqui é porque você gostou, né? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é MUITO importante!

CLICA AQUI VAI

Comentários