RECEITA DE EMPADÃO DE PALMITO E PARMESÃO QUE VOCÊ VAI ATÉ LAMBER A TRAVESSA

RECEITA DE EMPADÃO DE PALMITO E PARMESÃO QUE VOCÊ VAI ATÉ LAMBER A TRAVESSA

De palmito, de frango, de vegetais. Empadão sempre é uma boa pedida. Tenho uma memória afetiva com empadão. Era uma das especialidades da minha vó e toda vez que eu ia visitá-la, ela preparava um café da tarde com broa de fubá e empadão. Bons tempos…

Vou ser metida e arriscar chamar esse de o melhor empadão do mundo.  Desculpa, vó, mas ficou melhor do que o seu. A massa é crocante e macia ao mesmo tempo, e se desmancha na boca. O recheio é abundante, bem temperado e úmido. O que mais eu poderia pedir?

O segredo realmente está na massa. O ideal é que todos os ingredientes estejam muito gelados, pra garantir uma crocância maior. Se o dia estiver muito quente, eu recomendo colocar a massa na geladeira novamente depois de abrir e antes de transferir para a forma.

Agora, alguém me explica o porquê de chamarmos essa massa de podre? Não faz jus ao nome, só digo isso.

Eu fiquei impressionada em como essa massa ficou deliciosa. Eu sempre faço em casa, mas brinquei um pouquinho com as proporções dos ingredientes dessa vez e achei o resultado incrível.

A melhor massa EVER! Usei uma manteiga de qualidade um pouco maior (irlandesa) e acho que isso interferiu no resultado também. Então, antes que me perguntem, não, não dá pra fazer com margarina. Quer dizer, até dá, mas por que você faria isso?

Para a massa

3 xícaras de farinha de trigo

1 colher de chá de sal

250g de manteiga sem sal cortada em cubos e gelada

1/4 de xícara de água gelada

Para o recheio

600g de palmitos cortados

3 tomates em cubos

1 cebola em cubos

20 azeitonas cortadas e sem caroço

2 colheres de sopa de salsinha picada

200g de creme de leite

2 colheres de sopa de farinha de trigo

Sal e pimenta do reino à gosto

Para pincelar

1 ovo

1 colher de sopa de água

Queijo parmesão

Modo de fazer

1. Em um bowl, misture a farinha, sal e manteiga, amassando com os dedos para formar uma farofa úmida.

2. Acrescente a água e misture até que forme uma massa. Se estiver esfarelando não se preocupe, molde um círculo com a ajuda de um plástico filme e leve para a geladeira por no mínimo 1 hora (pode ser feita com 2 dias de antecedência se mantida na geladeira e 1 mês antes no freezer).

3. Enquanto isso, prepare o recheio.

4. Misture o palmito, tomate, cebola, salsinha, azeitonas, sal e pimenta em um bowl. Acrescente o creme de leite e a farinha e misture até ficar incorporado.

5. Para abrir a massa, separe em duas partes e abra entre duas folhas de papel manteiga para que fique mais fácil transferir para a assadeira. Se a massa estiver muito dura, espere alguns minutos até que ela chegue em temperatura ambiente.

6. Forre o fundo da forma e as laterais. Com a outra metade da massa, abra cortando em 4 tiras grossas.

7. Espalhe o recheio e cubra com o restante da massa, intercalando as tiras.

8. Retire o excesso de massa e dobre para dentro da forma. Pincele com o ovo batido e o parmesão.

9. Leve para assar em forno preaquecido à 180 C por aproximadamente 30 minutos ou até que a massa esteja dourada e o recheio borbulhando. Espere pelo menos 15 minutos antes de servir.

GANHE DINHEIRO RESPONDENDO PESQUISAS NA INTERNET

27/11/2017

Se você chegou até aqui é porque você gostou, né? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é MUITO importante!

CLICA AQUI VAI

Comentários