QUIABO E JILÓ: POR QUE TANTA GENTE NÃO GOSTA?

QUIABO E JILÓ: POR QUE TANTA GENTE NÃO GOSTA?

Quiabo e jiló: Dois vegetais injustamente discriminados. Vamos falar de suas propriedades benéficas para saúde (inclusive para emagrecimento) e dar dicas para fazê-los corretamente.

JILÓ

Diversos estudos têm associado o consumo do jiló a inúmeros efeitos benéficos para a saúde.No que se refere ao valor nutricional, é uma boa fonte de cálcio, fósforo, e ferro, apresenta baixo valor calórico, quantidades significativas de vitaminas A, B e C, e de um tipo de carotenoide (pigmento natural) denominado luteína, com função antioxidante, que atua no combate aos danos ocasionados pelos radicais livres no organismo. É um ótimo alimento para a função cardíaca, podendo ajudar no combate ao mau hálito e ainda na perda de peso.

Perda de peso
Embora, cientificamente, isso não seja comprovado, o jiló tem a seu favor anos de pesquisas sobre seus efeitos no metabolismo: Poucas calorias (100 gramas tem apenas 40 calorias). É rico em antioxidantes chamados flavonoides – presentes em frutas e vegetais -, que são agentes que impedem o acúmulo do colesterol ruim na parede das artérias. As fibras presentes no jiló também auxiliam no combate ao colesterol, pois um sistema digestivo que funciona com regularidade ajuda a eliminar gorduras. Graças à qualidade das fibras do jiló, aliadas à grande quantidade de água presente no fruto, o consumo regular dele produz saciedade e elimina a fome causada principalmente pela ansiedade.

E o sabor amargo?
Ele tem uma importante função clínica: o princípio ativo que causa o amargor do jiló tem ação bactericida na boca, melhorando consequentemente, a saúde e a higiene bucal. Para atenuar o sabor amargo do jiló: deixe o jiló mergulhado em uma solução de água e sal por pelo menos 15 minutos antes do preparo

Conservando
O jiló deve ser conservado em geladeira, nas prateleiras mais baixas, longe do congelador

QUIABO

O quiabo tem vitamina A, C e B1 e possui ainda em sua composição minerais como o cálcio, fibras e proteínas. Melhora a funcionamento do intestino e aumenta a sensação de saciedade. Além disso, ele reduz o colesterol e controla o nível de açúcar no sangue. Por fornecer poucas calorias (100 gramas contém cerca de 30 kcal) o quiabo pode estar contido em dietas de restrições calóricas e com a vantagem de ser um alimento de fácil digestão

E a baba?
A repulsa não é nem tanto pelo gosto dela, mas pela textura. Para preservar as propriedades nutricionais e deixar ele mais sequinho a primeira dica é não raspar e nem cortar o quiabo. Depois, o tempo de cozimento deve ser rápido. Por último, um choque térmico com água fria.

Conservando
O quiabo deve ser consumido rapidamente pois fica murcho, fibroso e escurece em seguida. Por isso, ele deve ser colocado na parte inferior da geladeira, dentro de sacos de plástico. Assim ele pode ser conservado por até uma semana.

Se você ama jiló e quiabo e acha um absurdo que outras pessoas não sejam da mesma opinião, devo dizer: você tem o meu respeito!

GANHE DINHEIRO RESPONDENDO PESQUISAS NA INTERNET

03/12/2017

Se você chegou até aqui é porque você gostou, né? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é MUITO importante!

CLICA AQUI VAI

Comentários