60 DICAS FÁCEIS PARA VOCÊ ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA, GÁS, ÁGUA, COMBUSTÍVEL, ETC E PARAR DE CAGAR O PLANETA

help

Eu, Luiz Henrique de Castro, o dono deste site, não tenho filhos e nem pretendo tê-los. Poderia estar me lixando com o futuro do planeta, pois não vou deixar prole e nem vou ficar aqui por mais que 20 ou 30 anos. Mas estou fazendo minha parte.

E você? Que planeta pretende deixar para os seus filhos, netos e bisnetos? Um planeta podre e fedorento? Quer ser lembrado pelos seus descendentes como a criatura escrota que cagou todo o planeta, exauriu todos os recursos naturais e os condenou a viver em um vaso sanitário gigantesco cheio de fezes?

Estudos mais recentes atestam que, no atual ritmo de poluição, destruição e desperdício dos recursos naturais, em 200 anos a Terra não terá mais condições de sustentar vida.

O que você pode fazer? Pode começar lendo estas 60 dicas e tentar aplicar o que é ensinado.

Deixe de ser pão-duro-muquirana-avarento e compre uma lavadora de roupas para sua mãe
Já foi tempo que máquinas de lavar roupas eram artigos de luxo. Hoje em dia elas são populares e baratas. Com menos 50 merrecas por mês você compra uma no carnê das Casas Bahia. Além do mais, toda vez que sua mãe lava as suas cuecas cagadas e camisas suvaquentas no tanque, ela gasta até 300 litros de água. Uma máquina de lavar em sua capacidade total lava a roupa da família toda de uma vez e gasta no máximo 70 litros. E sem contar que sua mãe, aquela mulher que te criou com amor, carinho e que passou muito hipoglós na tua bunda, deixa de ser uma escrava do seu furico mal limpo e do fedor do seu cecê.

Regule a temperatura do ar condicionado
Acabe de uma vez por todas com essa mania cretina de colocar o ar condicionado no frio potência máxima-siberiana e levantar no meio da noite, se cagando todo de frio, pra pegar um edredom. Ar condicionado regulado em 15 graus? Por acaso você é esquimó? Pinguim? Urso Polar? Pare de babaquice e ajuste o conforto térmico para uma temperatura amena, agradável (algo entre 22 e 25 graus é o adequado para seres humanos normais e que tenham mais de 2 neurônios dentro da caixa craniana) e durma nu. Aposente para sempre seus pijamas. Dormir nu não é viadagem, seu babaca. É muito confortável e sua mulher vai gostar! (Ô se vai…) Se você tiver um ar condicionado com timer, programe-o para desligar automaticamente uma ou meia hora antes do horário que você precisa se levantar.

Coma menos carne vermelha
A criação de bovinos é um dos grandes responsáveis pelo pelo efeito estufa. É o famoso “peido de vaca”. Pare de rir, imbecil. Não é piada. Você já sentiu aquele cheiro pavoroso quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? Pois é: É metano com enxofre, que saem do cu das vacas, formando um gás inflamável, super-poluente, e ultra-mega-fedorento. Além disso, pra piorar, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade criminosa de água. Para você ter uma idéia: Para produzir 1 quilo de picanha que você e seus amigos bêbados devoram em 5 minutos em um churrasco, são necessários mais de 2000 litros de água potável.

Aprenda a cozinhar com panela de pressão
Você acha que a panela de pressão foi feita só pra fazer feijão? Pois saiba que você pode cozinhar tudo na pressão: carnes, aves, legumes, macarrão. Você pode até fazer pizza e pudim na panela de pressão! Cozinha tudo em menos da metade do tempo e economiza gás.

Cozinhe com fogo mínimo
Se você não faltou às aulinhas de ciências no 1º grau você sabe: Por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é desperdiçar gás e queimar toda a porcaria da sua comida que já não é lá essas coisas.

Tampe suas panelas enquanto cozinha
A “Panex”, “Tramontina” e “Rochedo” não fabricam tampas apenas para entulhar seu armário. Elas foram feitas para serem usadas. Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar. Parece óbvio, não é? E é mesmo! Dãããããããã…

Use uma garrafa térmica com água gelada
Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros. Abasteça-a de água bem gelada e cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira toda vez que algum biltre quiser uma porcaria de um copo dágua

Máquina de lavar louça é pra usar e não para enfeitar a cozinha
A máquina gasta 30 litros de água pra lavar a louça de 4 pessoas. Se você lavar na pia, gastará pelo menos 100 litros

Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez
Evite o o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc…

Compre um ventilador de teto
Nem sempre faz calor suficiente pra ser preciso ligar o ar condicionado. Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente economizando 90% de energia.

Não troque o seu celular
Já foi tempo que celular era sinal de status. Hoje em dia qualquer zé-ruela tem. Trocar por um mais moderno para tirar onda? Ninguém se importa. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão de obra barata (semi-escrava) de em países em desenvolvimento. Utilize seus gadgets até o final da vida útil deles, lembre-se de que eles certamente não foram nada baratos.

Pare de usar a mangueira de água para varrer a calçada
A chamada “vassourinha hidráulica”, por 15 minutos, desperdiça 280 litros de água. Mais sensato é pegar a vassoura, juntar a sujeira, recolher com a pá e só depois enxaguar o chão com um balde de 10 litros. A limpeza é a mesma. E você deixa de ser cretino.

Use somente pilhas e baterias recarregáveis
É certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.

Limpe ou troque os filtros o seu ar condicionado
Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.

Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes
Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.

Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético
Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).

NÃO ACABOU NÃO. CONTINUA AQUI!

Comentários