OS 10 DESENHOS ANIMADOS FEITOS POR WALT DISNEY PARA PROMOVER A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

OS 10 DESENHOS ANIMADOS FEITOS POR WALT DISNEY PARA PROMOVER A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Se você pensa que Walt Disney desenhou apenas ratinhos, princesas cor de rosa e bichinhos felpudos está redondamente enganado.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Walt Disney foi convocado pelos governos dos EUA e do Canadá para criar propagandas para títulos de guerra, concordando com a ideologia anti-Hitler. Por esse motivo, ele criou alguns desenhos que procuravam veicular uma mensagem contra o Nazismo, que rapidamente foi espalhada pelos cidadãos norte americanos.

O célebre desenhista produziu 10 animações muito sinistras. Confira:


10 – Der Der Fuehrer’s Face

Neste curta, Donald tem um sonho de que está trabalhando em uma fábrica nazista, onde ele está sob vigilância constante para ter certeza de que ele está dizendo “Heil Hitler” o suficiente. De repente ele acorda e percebe algo inusitado e deveras patriótico:

 


9 – All Together

O título de “All Together” mostra as bandeiras britânicas e canadenses se misturando, seguido por uma variedade de personagens da Disney marchando em um desfile juntos. Nesta obra, os personagens de Branca de Neve, Pinóquio e personagens clássicos como Mickey, Pateta, entre outros, formam a banda “Todos Juntos”, segurando bandeiras incentivando os espectadores a ajudarem a vencer a guerra, como intuito de fortalecer alianças entre os países de interesse dos EUA para ganharem a batalha.

 


8 – Donald no exército

Este cartoon de 1942 mostra Donald correndo para o escritório de elaboração e se inscrevendo para fazer parte da Força Aérea dos EUA. Ele explica suas qualificações para o oficial de recrutamento, como um incentivo aos jovens a se alistarem no exército.

 


7 – A decisão de Donald

A Disney fez mais um anúncio sobre as “vantagens” de guerra, mas desta vez, o Pato Donald é retratado aprendendo a investir. Ele concorda que investimentos são uma ótima ideia, mas preguiçosamente diz que vai adiar o ato para mais tarde. Este desenho animado usa o cenário clássico de lutar com a consciência: um anjo e um diabinho em cada ombro. O anjo diz a Donald que leve seu porquinho para o correio e invista imediatamente, enquanto o diabinho sai de uma caixa de correio, incentivando Donald a gastar seu dinheiro com ele mesmo.

 


6 – Commando Duck

Neste cartoon de 1944, Donald está a um passo de saltar de paraquedas em território inimigo no Japão. Ele está tremendo de medo antes de saltar. Como ele está fazendo o seu caminho para a base militar, os atiradores japoneses começam a disparar contra ele, mas suas balas são tão pequenas que Donald as confunde com picadas de mosquito. A razão aparente deste cartoon parece estar bem clara, não é mesmo?

 


5 – “Pare aquele tanque”

Adolf Hitler conduz seus soldados alemães em pequenos tanques, atacando uma aldeia enquanto dormem. No entanto, os soldados canadenses estão prontos para o ataque, e eles facilmente afastam os alemães. Durante a batalha, Hitler é morto e cai pelas portas do inferno. Hitler vai chutando tudo e gritando, dizendo ao diabo que está sendo oprimido, e que não é justo. O diabo ri da ironia de Hitler que se queixa sobre a opressão e diz que, Hitler simplesmente não pode ganhar a guerra.

 


4 – The Spirit Of ‘43

Donald pega seu salário do trabalho e corre para gastar seu dinheiro, quando é visto como um “apoiador” dos nazistas. O objetivo deste cartoon é conscientizar a população para o pagamento de impostos, enfatizando a importância deste ato em tempos de guerra.

 


3 – O jogo do exército

Neste cartoon, o cachorro Pete, que sempre persegue Pateta, faz o papel de um sargento, ao passo que Donald foge durante a noite para se divertir um pouco. Donald deseja fugir quando uma terrível punição o aguarda. Veja a seguir:

 


2 – Razão e emoção

Este cartoon dos tempos de guerra começa com explicar que todos têm duas coisas que governam seus pensamentos e ações: a razão e a emoção. Como bebês, somos governados por pura emoção, e é somente quando a razão vem em que começamos a pensar duas vezes sobre nossas ações. A emoção é retratada como um homem das cavernas, enquanto a razão é um homem sensível vestindo e terno e óculos. Eles brigam por quem consegue controlar o assento do motorista dentro do cérebro de todos.

 


1 – A Educação pra a morte

Este curta-metragem animado resumiu a situação das pessoas que viviam na Alemanha nazista. Começa com o nascimento de Hans, com seus pais alemães o levando para registrá-lo conforme as políticas nazistas. Ele é um menino doce e inocente na escola primária e fica doente muitas vezes, quando os professores nazistas de sua escola o criticam por sua fraqueza e, com o tempo, ele se torna endurecido pela sociedade e começa a se conformar às expectativas para sobreviver.

 

GANHE DINHEIRO RESPONDENDO PESQUISAS NA INTERNET

02/11/2017

Se você chegou até aqui é porque você gostou, né? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é MUITO importante!

CLICA AQUI VAI

Comentários