O PLANETA ENLOUQUECEU! COMO É POSSÍVEL NEVAR NO DESERTO DO SAARA?

O PLANETA ENLOUQUECEU! COMO É POSSÍVEL NEVAR NO DESERTO DO SAARA?

Já parou para pensar o quão quente pode ser um deserto? As temperaturas podem alcançar temperaturas acima de 50 graus. Isso nos faz perguntar, “mas como é que neva em um lugar desses?”

Bem, o mundo é um lugar muito dinâmico e complexo. Nas condições certas, muitas coisas peculiares quanto ao clima podem acontecer. Por exemplo, uma das regiões mais quentes do mundo pode simplesmente nevar. Apesar de baixas temperaturas serem comuns em desertos quentes, neve é algo realmente peculiar. Devido a raridade do evento,  muitos turistas, fotógrafos e moradores da região foram atraídos para o espetáculo branco.O curioso é que essa não foi a primeira vez que esse evento aconteceu.

A Fatos Desconhecidos traz hoje para você um pouquinho desse fantástico cenário onde o fogo encontra o gelo. Por mais estranho que pareça, se perguntarmos se é possível nevar no Deserto do Saara, a resposta será sim. Vamos ver então um pouquinho mais de perto essa história incrível.

Neve no deserto?

Conhecido como um dos lugares mais quente do mundo, a paisagem desértica chega alcançar 53 graus em períodos do dia. Em 2017 sofreu uma reviravolta climática muito rara de se acontecer. Em 40 anos, esse evento estranho aconteceu quatro vezes no local.

Em uma cidadezinha pequena, próxima do local, chama Ain Safra, a muito tempo não se sabia o que era ver os telhados das casas cobertos pelo manto frio e branco da neve. Essas pessoas, por mais que estejam acostumadas com o frio noturno, costumam viver sob calor intenso. Todavia, dessa vez elas encontraram 40 cm de espessura de neve cobrindo uma grande parte do deserto.

1979

Não é a primeira vez que isso acontece, na verdade, desde que a cidade de Ain Safra foi fundada em 1881, é a terceira vez que eles presenciam esse evento. Em 1979 um tempestade de neve deu uma passadinha pela região. Apesar dessa tal tempestade ter durado no máximo 30 minutos, foi o suficiente para criar um contraste bonito e exótico no deserto e nas casas da cidade.

Essa onda gelada veio da mesma massa de ar frio que passou ano passado pelo Estados Unidos. Ela cruzou o oceano e foi parar no norte da África. Curiosamente, em 2016, o mesmo aconteceu no local, o que deixa os pesquisadores intrigados. Como um evento raro desses ocorre dois anos seguidos?

Atração exótica

Como era de se esperar, a paisagem “gélida”chamou bastante a atenção de fotógrafos e aventureiros de plantão. Esse contraste raro de dunas desérticas e neve com certeza rendeu várias fotos e filmagens espetaculares. Não somente isso, a criançada de Ain Safra deve ter adorado brincar com a neve! Afinal de contas, mesmo que no inverno eles já esperem frio de -10 °C, não é todo dia que eles veem neve. Muito provavelmente a neve derreteu logo no dia seguinte, assim que a temperatura começou a se elevar. Todavia, esse será um dia inesquecível para muitos visitantes e moradores da região.

E aí o que achou da matéria? deixe seu comentário e até a próxima.

Fonte: Fatos Desconhecidos

11/01/2018

GANHE DINHEIRO RESPONDENDO PESQUISAS NA INTERNET


Se você chegou até aqui é porque você gostou, né? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é MUITO importante!

CLICA AQUI VAI

Comentários