GUIA PRÁTICO PARA NÃO SE QUEIMAR NO MUNDO VIRTUAL

Se você está querendo conseguir um emprego, um aumento, ou mudar de cargo dentro da sua empresa é importante ficar esperto no que anda postando nas redes sociais.

Segundo pesquisa feita pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) para VOCÊ S/A, 79% das empresas investigam o comportamento do candidato nas redes sociais antes de qualquer contratação e 70% diz já ter rejeitado algum futuro empregado por alguma coisa que encontraram sobre ele no mundo online.

O site Usa Today publicou um infográfico com dicas pra você sacar se deve ou não fazer tal postagem. Como a gente sabe que essa é uma dúvida angustiante, vamos explicar tudinho pra você entender e não pagar mico nas redes, tá? Então segura esse dedinho que esta louco pra clicar em “publicar” e vem com gente!

1. Deboísmo

Muitas vezes somos tentados a fazer algum post nas redes sociais com algum tipo de comentário sobre determinado assunto, seja política, esporte, religião, sexualidade, enfim, uma série deles. Devemos, antes de tudo, pensar qual a melhor forma de expressar o que estamos pensando para não cometer grosserias.

Se vai mudar o seu status no Facebook, é preferível não usar palavras de baixo calão ou conteúdo puramente agressivo. Troque “caralho” por “chateação”, “porra” por “poxa”, por exemplo. Tranfira sua revolta para outra coisa, não nos cometários da internet.

2. Dorgas? Parei!
Quando bebemos ficamos ainda mais tentados a fazer qualquer comentário nas redes sociais. É como se nós ficássemos invisíveis, mas a verdade não é bem assim. Já diz o ditado: “Se beber, não use a internet! ”. Também nada de apologia. Muitas pessoas perderam seu emprego, antes mesmo dele começar, devido a posts com conteúdo de bebidas e/ou drogas.

3. Momento “Emo”

Algumas músicas, poemas ou frases podem fazer as pessoas pensarem que você não está nada bem. Caso não esteja mesmo, pense duas vezes. Não seria melhor conversar com um amigo que sair despejando seu mal-estar nas redes sociais? Agora, se não é o seu caso, pense duas vezes também. Às vezes é melhor ficar quieto e não passar uma impressão errada para as pessoas que te seguem.

4. Mala sem alça

Nem todas as pessoas que estão conectadas à você nas redes sociais estão interessadas em saber como você se sente em relação aos seus amigos, familiares ou até mesmo se você acordou cedo ou foi dormir tarde. Manere nas informações pessoais, e nos “bom dias”.

E se você é o tipo de pessoa que usa #chatiado, #cansado, #fuidormir, #bomdia #amigos #acordei #a #segunda #feira #vai #ser #demais, fique sabendo que você é um #chato!

5. Indiretinhas

Se você já usa as redes sociais, então, já é adulto. Atue como tal. As redes sociais não foram inventadas para você mandar indiretas para ninguém. Ficar usando seu Twitter para xingar os outros só mostra o quanto imaturo é. Cresça! Das pessoas que perderam o emprego, 35% delas tiveram como causa esse tipo de atitude.

6. Sério, não manda nudes!

Subir fotos suas ou de outras pessoas sem roupa não é nada legal. Mais de 50% dos candidatos a algum emprego perderam sua candidatura por fotos provocativas ou inapropriadas. Se for mandar nude, tome muito cuidado. Lembre-se que sua reputação está em jogo.

7. PS: I love you!

Se você quer postar algum conteúdo sobre alguma paquera, fique esperto. Não é legal postar sobre a pessoa, se vocês não estão juntos oficialmente. Terminou o namoro de 15 anos há 3 dias e quer tentar recuperá-la? A rede social não é a melhor forma para garantir que o seu amor volte para você. Seja mais criativo, ou vá tomar umas para superar, mas sem postar nada, hein?

8. Olha o passarinho, frango à passarinho!

Gosta de tirar fotos de suas refeições? Saiba que 25% das pessoas postam foto de suas refeições apenas para que os outros possam saber o que elas comeram. Será que é realmente interessante para os seus amigos saberem o que você anda comendo?

9. Ninguém se importa

Depois de todas essas dicas, pergunte-se: “será que alguém se importa?”. Se sua resposta for negativa, por favor, poupe-se! Em caso afirmativo, seja feliz, e clique em “enviar”.

10. Bônus – Será que posto?

O site Should I Post (Devo postar) ajuda os usuários a descobrirem se devem ou não postar um determinado conteúdo. Baseado nas resposta dadas por você para perguntas sobre o conteúdo em questão, eles te ajudam a decidir se posta ou não posta. O site é totalmente em inglês, mas dá pra tirar aquela dúvida até de quem esta no livro 1 da Wizard!

O lance é usar o bom senso, assim tudo dará certo no final. Mas caso já tenha feito besteira, corre lá que as vezes dá tempo de deletar o post antes de alguém ter lido!

 

31/07/2017

Fonte: http://onlineclasses.org/

Se você chegou até aqui é porque você gostou do que leu, não é? Então compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é muito importante!

Comentários