COMO FAZER OVO DE PÁSCOA RECHEADO PELA PRIMEIRA VEZ NA VIDA SEM ERRAR

COMO FAZER OVO DE PÁSCOA RECHEADO PELA PRIMEIRA VEZ NA VIDA SEM ERRAR

Chegou a época do ano do famigerado aviso: “compensa mais comprar uma barra de chocolate do que um ovo de páscoa“.

Apesar de todo mundo já saber disso, nada muda e os ovinhos do mercado continuam custando os olhos da cara – e a gente continua comprando. Então, que tal dar uma rasteira “na concorrência” e fazer você mesmo seus próprios ovinhos de chocolate?

Caio Novaes, do canal de receitas Ana Maria Brogui, ensinou uma técnica muito fácil para fazer um Ovo de Páscoa recheado de Ganache…de Nutella!!

Se você achava que fazer um ovo com casca recheada era a coisa mais difícil do mundo, prepare-se para se surpreender com esse passo a passo!

Você vai precisar de:

  • 150g de Chocolate ao Leite (para o recheio)
  • 150g de Chocolate ao Leite (para a casca do ovo)
  • 150g de Nutella
  • 4 colheres (sopa) de Creme de Leite
  • 1 Forma para Ovo de Páscoa

O Recheio

Leve o chocolate ao leite reservado para o recheio ao micro-ondas para derreter. Coloque primeiro 30 segundos, mexa, e vá colocando de 15 em 15 segundos, sempre mexendo entre os intervalos para que o chocolate não queime.

Em seguida, reserve três colheres (sopa) desse chocolate derretido e misture no restante o creme de leite. Mexa bem para que tudo fique bem encorporadinho.

É importante que o creme de leite seja sem soro. Se for o de caixinha, é só abrir e usar mas se for o de lata, despeje o soro (a águinha) antes de acrescentá-lo na receita.

Feito isso você já tem sua ganache pronta. Agora falta dar o sabor de Nutella à ela.

Para isso, acrescente as 150 gramas do famoso creme de avelã (mais ou menos uma colher [sopa] bem cheia) e mexa tudo muito bem. Leve para a geladeira por uns 25 minutos

DICA: Se quiser, você pode não acrescentar a Nutella e fazer seu ovo recheado apenas de ganache de chocolate.

A Casca

Você já ouviu falar de temperagem? É uma técnica que consiste em dar um choque térmico no chocolate derretido para que sua temperatura baixe e assim fique mais brilhante, crocante e não derreta com facilidade. Isso para a casca do ovo não derreter na sua mão, é essencial.

Parece um bicho de sete cabeças, mas o Caio Novaes passou uma versão caseira dessa técnica que é bem simples de fazer. Vamos à ela!

Pique as 150 gramas do chocolate reservado para a casca em pedaços bem pequenos e os divida em três partes iguais. Leve apenas duas partes para derreter no micro-ondas (conforme ensinado acima).

Você pode derreter fazer no banho maria também.

Com o chocolate derretido, acrescente em seguida o restante do chocolate em pedacinhos e mexa sem parar para que eles também derretam lentamente e se encorporem a “massa” de chocolate.

Para saber se o chocolate chegou na temperatura, pingue um gota dele no pulso. Se você sentir que ele está frio, é o ponto certo. Se ainda sentiu ele quentinho, continue mexendo sem parar. Essa é a temperagem caseira.

Quando você acrescenta o chocolate “frio” no derretido, a temperatura do doce tende a abaixar, fazendo quase o mesmo efeito da temperagem profissional. Mas isso é meio que uma gambiarra, ou seja, não uma boa ideia caso você queira vender os doces.

Com o chocolate prontinho, chegou a hora de passá-lo na forminha de ovo de páscoa.

Se você usar a forma convencional:

Basta passar o chocolate (com um pincel ou colher) como se estivesse pintando a parte de dentro da forma do ovo, ou simplesmente deixar que ele escorra com a ajuda do movimento das mãos.

Depois leve para a geladeira para endurecer (com a parte arredondada virada para cima sobre um prato) e repita o processo até que a casca fique na espessura desejada.

Se você usar a forma tripla é mais simples:

Basta colocar chocolate até a marca indicada, encaixar as outras duas formas para moldar no formato oval e levar para a geladeira.

Quando a casca do ovo começar a ficar meio esbranquiçada (leva uns 25 minutos mais ou menos), significa que o chocolate já gelou e está no ponto para desenformar.

Na forma convencional, faça isso com muito cuidado para não quebrar a casca. Na forminha tripla, é tranquilo desenformar.

Caso não tenha e ainda vai comprar a forminha, opte pela forma tripla. A diferença de preço entre elas não é grande e a facilidade em se trabalhar com ela é enorme, além de fazer quase nada de sujeira.

Agora que você já tem a casca, basta rechear. Pegue a ganache de Nutella, que depois de ter ficado na geladeira ficou bem mais consistente, e espalhe uma boa quantia dentro da casca.

Mas não até a borda, lembre-se de deixar um espaço para conseguirmos fechar o ovo depois. Enchendo de ganache até a metade da casca já garante um bom resultado.

Lembra aquelas três colheres de chocolate derretido que pedimos para você reservar? Vamos usar ela para fechar o ovo.

Se já tiver endurecido, basta derrete-la novamente, ok?

Coloque o chocolate sobre a ganache já dentro do ovo e com uma colher, espalhe bem, cobrindo toda a superfície do ovo. Agora é só levar para a geladeira até essa “tampinha” de chocolate ficar durinha. Seu ovo recheado tá prontinho!

Se você não quiser fazer essa tampinha, pode jogar alguns confeitos sobre a ganache e então, terá um ovo de colher!

Acho meio complicado? Esses videos abaixo explicam tudo facinho….

Fonte: SOSolteiros

14/03/2018

GANHE DINHEIRO RESPONDENDO PESQUISAS NA INTERNET


Se você chegou até aqui é porque você gostou, né? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é MUITO importante!

CLICA AQUI VAI

Comentários