COMO FAZER EM CASA O LEGÍTIMO PÃO SÍRIO

COMO FAZER EM CASA O LEGÍTIMO PÃO SÍRIO

Consumido pela humanidade desde tempos imemoriais, o Pão Sírio ou Pita como também é conhecido, tem origem no oriente médio sendo por lá consumido desde sempre, o pão comumente relatado na Bíblia é uma variação muito próxima da pita que descrevemos aqui.

A receita chegou até o Brasil no início do século vinte, trazida por imigrantes sírio-libaneses.

Caracteriza-se por ser uma massa fina e leve, de formato arredondado, sendo comumente consumida acompanhando ou servindo de veículo para outros alimentos como legumes, carnes, queijo, etc. Além disso, este pão é o principal ingrediente do famoso Beirute, sanduiche brazuca inspirado na cultura árabe.

O Pão Sírio é freqüentemente buscado por ser um alimento de baixo valor calórico capaz de proporcionar saciedade. Além disso é bastante versátil, podendo ser utilizado nos mais diversos pratos, desde acompanhamento para molhos e saladas, até como massa de pizza ou panquecas.

Aqui, o Acidez Mental vai te ensinar a fazer essa delícia árabe. É fácil!

Ingredientes:

– 4 copos americanos de farinha.
– 1 envelope de fermento biológico (esse da foto)
– 1 colher de sopa de açúcar.
– 1 colher de chá de sal.
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva
– 1 e ½ copo de água (pode variar)

Modo de Preparo:

1. Em um recipiente fundo, misture bem a farinha e o sal.

2. Misture a parte o fermento, o açúcar e meio copo de água na temperatura ambiente.

3. Faça uma abertura no centro da farinha e coloque nela a mistura acima, acrescente o azeite e deixe o recipiente coberto sem misturar o conteúdo por dez minutos, quando retornar a mistura liquida deve apresentar uma espuma.

4. Comece a misturar a farinha com a mistura do fermento e a água restante, o uso da água depende da umidade ambiente e do tipo de farinha por isso é impossível predeterminar a quantidade exata de água, mas a massa deve ficar mais úmida do que a massa de pizza.

5. Deixe a massa descansar por 10 minutos.

6. Divida a massa em porções medias e solve em formato de bolas com o uso de um pouco de farinha, deixe descansar as bolas por 3 horas.

7. Abra as bolas da massa com o auxílio de farinha numa espessura de aproximadamente meio centímetro.

8. Abra um pano de cozinha limpo em uma numa bandeja, polvilhe o pano com um pouco de farinha, distribua bem com as mãos, coloque o disco da massa aberto no pano com farinha, polvilhe mais farinha acima do disco e distribui bem, cubra o mesmo com o mesmo ou outro pano, e repita o processo construindo camadas dos discos separadas pelo pano e pela farinha.

9. Deixe descansar em um lugar aquecido (não no forno quente) por 20 a 25 minutos.

10. Pré-aqueça o forno para a temperatura de 300 graus ou maior.

11. Descubra o primeiro disco coloque individualmente no forno até ele estufar e ficar dourado por ambos os lados. De preferência use a própria base do forno para assar os pães.

12. Outro modo pode ser feito com uma panela muito aquecida no fogão na qual você coloca o disco usando o próprio pano em que se apóia e tira o pano logo em seguida.

13. pode ser necessário virar o pão enquanto assa.

26/12/2017

GANHE DINHEIRO RESPONDENDO PESQUISAS NA INTERNET

Se você chegou até aqui é porque você gostou, né? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é MUITO importante!

CLICA AQUI VAI

Comentários