COMO ENSINAR SEU CÃO A FAZER COCÔ E XIXI NO LUGAR CERTO EM 3 PASSOS

COMO ENSINAR SEU CÃO A FAZER COCÔ E XIXI NO LUGAR CERTO EM 3 PASSOS

A primeira preocupação de quem quer comprar ou adotar um cão é sobre cocô e xixi. “O bicho vai cagar e mijar minha casa inteira?” Sim, vai!

Mas você pode ensiná-lo a fazer suas porcarias em um local específico. Longe de seus tapetes e pisos de madeira nobre.

Não é difícil. Você só precisa de um pouco de paciência e seguir os 3 passos abaixo:

Para muitos donos isso é quase um carma, para mim então nem me fale, quando adotamos o Pingo e levamos para o apartamento esse tema foi bastante pesquisado por mim.

Li em blogs que deveria colocar jornal esfregar o focinho dele no local, absurdos como “tranque o cão no local desejado que ele sempre irá fazer suas necessidades lá”.

Uma coisa eu digo, TENHA PACIÊNCIA, ensinar um filhote onde deve fazer suas necessidades é basicamente persistência e paciência. Os cães aprendem por repetição então é importante ter esta postura e compreender que seu cão um dia vai aprender. Comece cedo , assim que o cão, ou o filhote chegar em casa !

O ideal é que seu cão faça as necessidades dele fora da casa, tanto pela higiene quanto pela necessidade de seu cão explorar o mundo, se você não tem tempo para leva-lo para passear, delimite um espaço dentro de casa e o coloque naquela área em horários para que ele possa fazer as necessidades lá.

 


Passo 1:

Aprendendo a Rotina

Seu cão necessitará de uma rotina, estipule horários para ele se alimentar ( verifique com seu veterinário quantas refeições por dia seu cão deve fazer , a quantidade e o tipo de ração, de acordo com a necessidade da raça) e ir ao banheiro.

Eu geralmente levava o pingo de manhã ao acordar, a tarde após o almoço e a noite antes de dormir. A alimentação ficou estipulada 2x ao dia na hora do almoço e a noite.

 


Passo 2:

Delimitando espaços

É fato, seu cão nunca vai fazer suas necessidades perto de seu alimento ou de sua cama enquanto estiver solto . Por isso condicione seu cão a se alimentar e dormir longe do local onde você quer que o banheiro dele fique. Dentro de casa use jornais ou tapetes higiênicos para delimitar onde ele pode fazer suas necessidades. Não limpe exageradamente o local pois os cães se guiam pelo cheiro ele vai precisar de uma dica que foi ali que ele se aliviou antes. Caso o cão fique muito tempo sozinho delimite um lugar onde ele possa ficar, lembrando da regra que ele não faz xixi onde dorme e come. Sempre observe quais os horários que o cão “usa o banheiro”, quando ver algum sinal de que o xixi está vindo, ( geralmente eles andam em circulos e farejam bastante o local ) e leve-o para onde você deseja que ele vá fazer suas necessidades ( não vale pegar no colo ,use uma guia para mostra-lo o caminho ), assim o cão vai condicionar que aquele local é onde ele deve fazer suas necessidades.

Caso opte por levar seu cachorro para passear e usar o banheiro fora de casa, mostre para ele onde deve usar o banheiro, não deixe ele escolher , delimite os locais que ele pode fazer suas necessidades fora de casa também ! Ah e nunca esqueça a sacolinha, ou jornal, para recolher o que seu cão fizer ! A sociedade agradece !


Passo 3:

Lidando com Transgressões

Tem gente que adverte o cão sobre a transgressão dizendo não, e advertindo com um barulho ou algo do tipo, posso dizer que comigo não funcionou ! Tentei também produtos para delimitar os espaços onde ele não deveria fazer xixi mais também não deu certo. As transgressões do Pingo sempre tratei da mesma forma ” LIMPEZA TOTAL”, eliminar todos os cheiros onde ele havia feito as necessidades, e respeitar a rotina estipulada. O pingo só voltou a transgredir quando os donos dele transgrediam os horários da rotina. Mesmo indo para uma casa o Pingo continuou com sua rotina de fazer suas necessidades no horário que ensinamos, e não fez xixi dentro de casa.

Pronto! Seu pulguento agora é um verdadeiro lorde!

12/08/2016

GANHE DINHEIRO RESPONDENDO PESQUISAS NA INTERNET

Se você chegou até aqui é porque você gostou, né? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é MUITO importante!

CLICA AQUI VAI

Comentários