COMO CORTAR CEBOLAS SEM CHORAR (A ÚNICA DICA QUE FUNCIONA DE VERDADE!)

COMO CORTAR CEBOLAS SEM CHORAR (A ÚNICA DICA QUE FUNCIONA DE VERDADE!)

Já ouvi muitas dicas estapafúrdias para cortar cebola sem chorar: Cortar debaixo d´água (a cebola, não você), encher a boca de água e cortar todas as cebolas com água na boca (parecendo um retardado), fechar os olhos durante o corte (e decepar os dedos), usar máscara de mergulhador, colocar palitos de fósforo na boca, colocar uma linguiça calabresa na bunda (opa! isso é dica pra outra coisa…) entre muitas mirabolâncias.

Mas por que a cebola faz a gente chorar?

A explicação de tal fenômeno deve-se às células da cebola, uma parte dela é rica em enzimas chamadas alinases e a outra em sulfuretos (sulfóxidos de aminoácidos). Ao cortar a cebola, essas duas partes se misturam. A reação resulta em uma substância chamada ácido sulfénico e ao entrar em contato com o ar é transformada em um gás volátil chamado sin-propanetial-S-óxido. A irritação é produzida quando esse gás atinge os olhos. Uma vez que os olhos estão constantemente úmidos pelas lágrimas, é produzida uma solução fraca de ácido sulfúrico. O organismo se defende do incômodo, com hiperemia (aumento da irrigação sanguinea nos olhos, deixando-os vermelhos), aumento de sensibilidade, irritação e consequentemente produzindo mais e mais lágrimas.

Mas afinal de contas, Luiz, qual é a dica infalível?

Mantenha suas cebolas sempre na geladeira e corte-as ainda geladas. O frio desativa as enzimas alinases, assim os sulfuretos não tem com o que se combinar e não produzem o ácido sulfênico.

29/12/2017

GANHE DINHEIRO RESPONDENDO PESQUISAS NA INTERNET

Se você chegou até aqui é porque você gostou, né? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é MUITO importante!

CLICA AQUI VAI

Comentários