OS 15 SEGREDOS PARA VOCÊ FAZER UM CAFÉ NOTA 10

café

A cafeína é o combustível do mundo. Acordar, tomar um café ou passar na lanchonete ao lado do trabalho só pra dar aquela turbinada já virou rotina de milhões de pessoas ao redor do globo terrestre.

Mas antes de se beneficiar das propriedades do grão, saiba que ele precisa ser muito bem tratado. Por isso separamos alguns dos melhores segredos sobre o café. Se liga.

 1 – Fique ligado na data de fabricação

Quanto mais recente for a torra do café, melhor será seu sabor.

 2 – O grão mais saboroso

Escolha grãos de origem 100% arábica, de categorias Gourmet ou Especial. Se o nome da fazenda estiver na embalagem, é mais um sinal de qualidade.

3 – “Grão ou pó de café?”

O café ainda em grãos é mais bem selecionado e saboroso. Sabemos que quase não tem tempo pra viver, ainda mais pra moer o próprio café, então se for comprar o café já moído, fique ligado na hora de armazenar: a nossa sugestão é que guarde sempre em uma embalagem vedada, fora da geladeira (muitos estudos internacionais indicam a mesma coisa, mas a Associação Brasileira de Industria do Café, ABIC, indica guardar dentro).

4 – A importância da origem da água

A água utilizada no preparo da bebida deve ser pura e limpa (mineral ou filtrada), nada de água com cloro (torneira) porque a substância destrói os elementos aromáticos do café.

5 – O ponto de fervura da água

O ponto de aquecimento da água é essencial. A temperatura ideal é próxima dos 90 graus Celsius. Como não imagino ninguém medindo a temperatura da água, segue a dica: assim que a água começar a borbulhar, desligue o forno! Se ferver demais a água rola uma perda de oxigênio que altera a acidez do café.

NÃO ACABOU NÃO. CONTINUA AQUI!

Comentários