VIVENDO E APRENDENDO: BOAS MANEIRAS NO MUNDO VIRTUAL

VIVENDO E APRENDENDO: BOAS MANEIRAS NO MUNDO VIRTUAL

Twittar durante uma reunião de trabalho, mandar torpedos no meio do almoço, checar e-mails na balada… Quem está vivo e tem um celular com um mínimo de recursos, com certeza já fez isso, e mais de uma vez.

A verdade é que as possibilidades de cometer uma grosseria tecnológica se multiplicam a cada nova rede social que surge e novos aparelhos são lançados.

Para você não ficar mal na frente do chefe, dos amigos ou da familia, fizemos esse pequeno manual de bons modos online do século 21.

Pelo bem de seu emprego, suas amizades e saúde do seu namoro.

NO MEIO DO CHAT, ME DEU VONTADE DE IR AO BANHEIRO. O QUE FAÇO?
Você deve fazer o mesmo que faria se estivesse em um barzinho com amigos: Peça licença e diga que vai “ali” por alguns minutos. Simples assim. A pessoa não pensará que você desistiu do papo e lhe esperará. Inclusive a pessoa pode estar ‘apertada’ como você, aproveitar para ir “lá” também.

POR QUANTO TEMPO DEVO ESPERAR UMA RESPOSTA POR E-MAIL (ANTES DE COBRAR DE OUTRA FORMA)?
Em tese, e-mails profissionais devem ser respondidos no prazo maximo de 24 horas. Na prática, cada caso é um caso. Se você enviou uma proposta para um cliente, por exemplo, espere até ela ser analisada. Demonstrar impaciência ou ansiedade pode aborrecer quem recebeu e comprometer a negociação. Se a resposta não depende de uma analise demorada e você não teve resposta depois de dois dias, pode até enviar um outro e-mail. Pergunte, delicadamente, se a mensagem anterior foi recebida e diga que você está disponivel para esclarecer qualquer dúvida. Agora, se o e-mail foi para um amigo intimo, não tem problema algum cobrar resposta.

POSSO TWEETAR DURANTE UMA REUNIÃO DE TRABALHO?
Se você gosta do seu emprego e pretende continuar nele, melhor não. Além de ser grosseiro ficar olhando para o celular quando alguém está falando (principalmente se esse alguém tem um cargo superior ao seu na empresa em que trabalha), lembre-se do poder que o twitter tem de disseminar informação. E, na pior das hipóteses, seus tweets poderão expor o seu desinteresse pela conversa e gerar uma situação constrangedora antes mesmo do fim da reunião. Em vez de ficar no Twitter, procure tornar o assunto menos tedioso. Pode ser dificil, mas faz um bem danado para a carreira.

TERMINAR UM NAMORO PELO FACEBOOK, SMS, ORKUT, MESSENGER, TWITTER… PODE?
Não, não pode. A menos que o namoro seja 100% virtual. Além de dar a impressão de que você está pouco se lixando para a situação, também vai expor sua vida e a de seu companheiro para uma multidão que não tem nada a ver com o assunto. Ainda não inventaram nada melhor (e mais educado) para colocar um ponto final num relacionamento do que uma boa conversa ao vivo, e não por telefone, veja bem. Dar o fora em alguém por site de relacionamento ou MSN só em casos extremos. E, mesmo assim, se o seu computador não tiver microfone ou webcam. Os únicos que merecem um fora virtual são os stalkers, aqueles individuos obsessivos-compulsivos que mesmo depois do fim do relacionamento continuam fuçando e aparovarando a vida do(a) ex online. Neste caso, dê preferência a um fora bem publico, via scrap, para todo mundo ver.

DEVO PEDIR PERMISSÃO AOS AMIGOS ANTES DE PUBLICAR AS FOTOS DO NOSSO CARNAVAL EM SALVADOR?
Se você se divertiu e quer viajar com eles novamente, sim. Fotos que possam comprometer alguém não devem ser publicadas sem autorização do retrato. Na verdade, até aquelas imagens suas mais inusitadas, vamos dizer assim, devem ser muito bem avaliadas antes de irem parar no álbum de fotos do Facebook ou Orkut. O.k., elas são divertidas para seus amigos, mas lembre que o mundo inteiro (literalmente) pode ter acesso a ela, além do seu chefe ou futuro chefe.

POSSO MANDAR TORPEDOS A QUALQUER HORA DO DIA OU DA NOITE?
Poder, pode. Só não deve esperar respostas. E talvez também desencanar de ser convidado para próximas festas do seu grupo de amigos. Mensagens profissionais devem obedecer ao horário comercial. Ou seja, você pode até enviar um torpedo do trabalho sabado á noite, mas não fique bravo se o destinatário só responder na segunda-feira. Se você for colega, é bem possivel que vá passar por mala. Se for o chefe, pior ainda: fica com a má fama de tirano e workaholic. Em todo caso, controle sua ansiedade e não insista para receber respostas. Com amigos, a história é outra. Se quiser mandar um recado ás duas da manhã para alguém que você tem certeza que é notivago, sem problemas. Mas nem pense em puxar assunto antes das dez da manhã com seus amigos mais dorminhocos.

DEVO SER RUDE COM QUEM PASSA CORRENTES POR E-MAIL?
Nunca, mas pode dar um toque civilizado. Aliás, deve. Principalmente se for seu amigo. Peça educadamente que ele não envie mais esse tipo de mensagem. Vale até dizer que, como nunca passa estes e-mails adiante, não quer comprometer a sorte do remetente furando o jogo. Na maioria dos casos, o sujeito nem sabe que está praticando spam ou o quanto isso irrita a maioria. Dar uma bronca grosseira em quem insiste em passar correntes, simpatias e piadas só gera desentendimento e inimizade. E dificilmente muda a atitude da pessoa que está incomodando. Para o humorista Marco Luque, do programa CQC, quem manda spams merece mais um unfollow no twitter do que uma bronca.

E FALAR MAL DE EMPRESAS OU PESSOAS NO TWITTER, PODE?
Nem pensar. Se a situação já é desagradavel pessoalmente multiplique isso, no minimo, pelo numero dos seus seguidores. Fica feio, bem feio. Embora algumas redes sociais também sirvam, entre outras finalidades, para desabafar, falar mal de quem quer que seja é uma atitude a ser combatida e não vai trazer nada de bom para seus amigos virtuais ou seguidores. Isso muda se você comprou um produto e foi mal atendido ou pediu alguma coisa para um loja que não foi entregue no prazo combinado. Nesse caso, há gente que usa o Twitter como alternativa para o serviço de atendimento ao consumidor. Pelo menos seus amigos ficam bem informados e não caem na mesma armadilha.

É SEGURO DISCUTIR ASSUNTOS IMPORTANTES NO MSN?
Sim desde que você tome certas precauções. Tenha um bom antivirus, não compartilhe sua senha e esteja certo de que a pessoa com quem você está conversando é realmente ela. Ainda assim, é bom não esquecer que bate papos de msn ficam arquivados no computador e, amanhã ou depois, terceiros poderão acessa-los. Quem nunca saiu de sua mesa por alguns instantes e deixou o computador ligado e pior, com a caixa de e-mail aberta? Para evitar surpresas, o melhor mesmo é fazer isso pessoalmente.

DEVO DAR TCHAU ANTES DE FICAR OFFLINE NO SKYPE OU MSN?
Não é muito educado desconectar sem ao menos dar um tchauzinho. Em qualquer conversa é sempre aconselhável se despedir ou, pelo menos, avisar que não vai dar para continuar o papo. Caso você tenha que se desconectar por um tempo, opte por ficar “Ausente” ou “Ocupado”. Quem está do outro lado deve respeitar estes avisos ou corre o risco de incomodar quem fica conectado durante o trabalho.

POSSO USAR EMOTICONS NOS E-MAILS?
Pode, claro. Principalmente se você estiver na faixa dos 11 ou 12 anos de idade ou quiser conferir um ar infantil á sua mensagem. Se não é exatamente essa a sua intenção, pense duas vezes. Ou melhor, nem precisa pensar: simplesmente esqueça essa história de carinha piscando no final da frase, o.k? 😉

SOU UM CARA SÉRIO, MAS ESTOU A FIM DE PARTICIPAR DE COMUNIDADES “AMO GATINHOS SIAMESES” E “ODEIO SEGUNDA-FEIRA”. ISSO PODE QUEIMAR MEU FILME?
Conhece aquela história do “Diga-me que chat frequentas e te direi quem és”? Se você trabalha numa pet shop, participar de comunidades “Amo gatinhos siameses” não tem problema. Se você trabalha em um escritório de advogados, pode gerar brincadeirinhas entre os colegas, mas a decisão é sua. Também é bom saber que, quando as empresas estão contratando, fazem uma busca por ai. Tudo depende, na verdade da imagem que você quer passar. Lembre que suas pegadas na rede fazem parte da identidade que você irá formar. Será que vale a pena passar recibo sobre sua falta de disposição para o trabalho no inicio da semana? Querendo ou não, segunda-feira é dia util, lembra? No mundo corporativo, sites de relacionamento são como vitrines, Se alguém deseja valorizar sua marca, deve tomar certos cuidados.

Fonte: Icybernetic

Comentários