50 RECEITAS DE TAPIOCA PARA VOCÊ SE DELICIAR DE FORMA SAUDÁVEL

50 RECEITAS DE TAPIOCA PARA VOCÊ SE DELICIAR DE FORMA SAUDÁVEL

Saudável e nutritiva, a tapioca é uma ótima alternativa para quem quer perder peso e manter uma alimentação balanceada, afinal, não contém sódio e nem gordura. Além disso, a tapioca é livre de glúten, sendo uma opção para os celíacos (pessoas que possuem intolerância a glúten).

Prática, rápida e muuuuuuuuito fácil de fazer, a tapioca substitui os pães e combinada com o recheio certo, forma refeições completas servindo tanto como prato principal quanto sobremesa ou lanche rápido. Sem contar que farinha de tapioca tem uma vasta usabilidade. Ou seja, a goma usada para fazer a massa da tapioca também pode ser usada em outras receitas como bolos e pães.

A variedade de recheios é enorme e por isso esse é um prato fácil de se incluir na alimentação e adaptá-lo ao seu gosto. Os mesmos recheios usados para tapioca, podem rechear outros pratos com a montagem parecida (panquecas, wraps e crepiocas), o que muda é a receita da massa e o valor nutritivo de cada uma delas.

Confira na lista a seguir 50 receitas de tapioca incluindo opções salgadas, doces e outros pratos derivados da tapioca. Além da receita das massas de tapioca, panqueca, wrap e de crepioca.

Antes de testar todas essas sugestões de recheio e inovações da tapioca, é preciso aprender a preparar a massa.

Confira tutoriais em vídeo de como preparar a massa da tapioca, além das receita de panqueca, wrap e crepioca, que também podem ser recheados com as sugestões anteriores.




 


1. Tapioca simples com manteiga: essa é a receita clássica da tapioca. O recheio é apenas manteiga derretida com o calor da massa, lembrando um pão na chapa. É uma ótima pedida para o café da manhã.


2. Tapioca de presunto e queijo: essa opção de recheio também é bastante tradicional, mas não deixa de ser uma combinação deliciosa. O bacana é que o presunto pode ser substituído por outras “carnes frias” (peito de peru, mortadela) e o queijo pode ser o de sua preferência.


3. Tapioca com recheio cremoso de frango e ricota: a tapioca e o frango são alimentos nutritivos e que juntos formam uma combinação saudável e deliciosa. Para completar a refeição “total fit”, a receita leva ricota. Não deixe de adicionar ao cardápio!


4. Tapioca rosa com recheio de patê de frango: com um ingrediente diferente na massa, essa tapioca tem a cor rosa. O efeito é gerado pela beterraba, um corante natural e vitaminado. Para rechear sua tapioca, uma opção prática e gostosa é o patê, que nesse caso é de frango.


5. Tapioca de atum: essa receita é uma boa opção para o verão. Refrescante e saudável, a tapioca é recheada com atum e muita salada (alface e cenoura), formando uma espécie de sanduíche. Vale a pena experimentar!


6. Tapioca de carne seca: para os amantes da culinária nordestina esta receita é certeira. A massa da tapioca se une ao recheio de charque e formam uma combinação suculenta, nutritiva e com a cara do nordeste.


7. Tapioca mexicana: já essa receita é para os admiradores da comida mexicana. O recheio é uma combinação de carne moída, feijão e pimenta. É uma alternativa para sair do básico na hora de preparar sua tapioca.


8. Tapioca de guacamole: ainda no universo da culinária mexicana, há a opção de rechear sua tapioca com guacamole. Nessa receita, foram preparadas pequenas barquinhas com a massa, mas fica a seu critério o formato da massa, o importante é experimentar esse recheio!


9. Tapioca de camarão: com uma textura bem molhada e cremosa, essa receita é uma opção para substituir a janta. A etapa mais demorada da receita é o preparo do molho, no entanto, vale a espera!


10. Tapioca de bacalhau: assim como na receita anterior, essa receita é um pouco mais demorada devido ao preparo do molho. De fácil digestão e rico em vitaminas, o bacalhau é um recheio que pode ser servido no jantar e que forma uma combinação super saudável com a tapioca.


11. Canoinhas de tapioca gratinadas: recheada de tomate e manjericão, essa é uma tapioca servida em forma de petisco que tem como vantagem sua praticidade. O toque especial da receita fica por conta do queijo parmesão gratinado.


12. Pizza de tapioca: molho de tomate, queijo e orégano. É isso que vai nessa receita deliciosa, prática e que consquista crianças e adultos. A massa de tapioca é uma ótima forma de substituir a massa de pizza comum na alimentação dos celíacos.


13. Tapioca com renda de queijo coalho: essa tapioca é de comer com os olhos, pois além de saborosa, fica bonita. O recheio é de queijo coalho, sendo então uma opção fit e vegetariana, e o efeito especial da tapioca é feito com o próprio queijo. Vale a pena testar!


14. Tapioca de tomate seco: essa também é uma receita fit e vegetariana. A ideia não é para o recheio, mas sim para inovar no preparo da massa. A goma misturada com tomate seco, além de ganhar a cor avermelhada, também recebe seu sabor, formando uma ótima combinação com saladas verde ou um molho branco.


15. Tapioca com linhaça, ovo e tomate: combinando linhaça e a goma de tapioca, a massa fica ainda mais nutritiva. Com o recheio de ovos mexidos (rico em protéina) com tomate (contém vitaminas e sais minerais), essa tapioca se torna uma opção cheia de benefícios.


16. Tapioca com linhaça dourada: seguindo a mesma ideia de potencializar os nutrientes da massa, essa receita é preparada com linhaça dourada na massa e o recheio clássico de manteiga.


17. Tapioca com linhaça dourada: essa massa também leva linhaça e é de chamada de wrap devido a forma com que a massa foi enrolada. Além da linhaça, a receita contém alface, ingredientes que deixam o prato rica em fibras.


18. Tapioca de café com doce de leite: essa é uma receita que mistura sabores marcantes e é perfeita para quem gosta de café, pois a massa é feita com esse ingrediente especial. O recheio fica por conta do doce de leite, gerando um equilíbrio com o gostinho amargo presente na massa.


19. Tapioca com maçã e café: essa receita leva ingredientes bem inusitados, porém o resultado final é muito saboroso. A mistura do crocante de nozes e café com a maçã dá o toque especial do recheio


20. Tapioca de requeijão e goiabada: o famoso Romeu e Julieta não poderia faltar, pois é um recheio de tapioca bastante tradicional e o resultado é delicioso!


21. Tapioca de banana e leite condensado: é uma prática muito comum rechear a tapioca com frutas, além de gostosa, é uma opção saudável. Nesse caso, não tão saudável pois a receita contém leite condensado, mas a mistura é de dar água na boca. Vale a pena escapar um pouco da dieta e provar!


22. Tapioca de banana, canela e mel: essa tapioca também tem como ingrediente principal a banana, mas combinada com outros ingredientes que são ótimos pares para a fruta: a canela e o mel. A mistura é saborosa e nutritiva, rica em proteínas e sais minerais (principalmente potássio) e com efeito antioxidante (devido às propriedades da canela e do mel).


23. Tapioca de geleia de cupuaçu: outra opção para rechear tapiocas doces é investir nas geleias. Apesar de parecer difícil, é possível fazer geleias caseiras sem muito esforço. Essa opção é de cupuaçu, alimento muito benéfico para a saúde, pois é rico em vitaminas, nutrientes e antioxidantes. Vale inclui-lo na sua alimentação!


24. Tapioca com geleia de maracujá: essa é outra opção de geleia, nesse caso de maracujá, que forma uma combinação refrescante com a tapioca. Uma boa pedida para o verão ou um lanche rápido!


25. Tapioca de morango com leite condensado: essa é uma tapioca que também tem um recheio clássico e delicioso: morango e leite condensado. A tapioca vai bem como lanche da tarde e é super fácil de fazer. Não deixe de testar!


26. Cestinha de tapioca com morango e coco: nessa receita a massa da tapioca forma uma cestinha que é recheada, no entanto, você pode rechear e enrolar a tapioca como preferir. Devido ao formato individual, pode ser servida como sobremesa.


27. Tapioca com doce de abóbora light: essa receita ensina como preparar um doce de abóbora light que fica ótimo como recheio de tapioca e traz consigo aquele gostinho de “casa de vó”.


28. Tapioca com leite condensado com coco: esse é o recheio clássico da tapioca doce. Simples e barata, é uma receita que leva poucos ingredientes e que é fácil de reproduzir em casa. Uma ótima opção de sobremesa!


29. Tapioca de brigadeiro fit: é difícil encontrar quem resista a um brigadeiro, mas ele é considerado um vilão para quem quer emagrecer. Aprenda a fazer um brigadeiro zero açúcar para rechear sua tapioca e comer sem culpa.


30. Pão de queijo de tapioca: dentre as diversas receitas possíveis de reproduzir utilizando a tapioca, está o pão de queijo. Assim como na receita tradicional, o pão de queijo de tapioca é uma receita rápida e fácil, além de ser uma delícia. Uma boa pedida para quem tem intolerância a glutén e adora pão de queijo!


31. Dadinhos de tapioca assados: essa é uma ótima receita para servir como petisco, pois, além de fácil de comer, é fácil de ser preparada. Esses dadinhos de tapioca também podem ser fritos, porém, assá-los é uma opção mais saudável. Ficam muito bem acompanhados com uma geleia de pimenta. Vale investir!


32. Sushi de tapioca com salmão e cream cheese: o sushi, um dos pratos mais tradicionais e delicados da culinária oriental, pode ser preparado com tapioca. A ideia é preparar um prato bonito e saudável, sem ter muito trabalho. Não deixe de testar em casa!


33. Sushi de tapioca com salmão, damasco e ricota: essa também é uma receita de sushi enrolado com a massa de tapioca. A receita leva salmão, ricota e damasco, misturando sabores e texturas e formando uma combinação exótica e saudável.


34. Lasanha de crepioca : a receita em questão foi preparada com a massa da crepioca (uma variação de tapioca com ovo e/ou leite), que contém mais proteínas que a tapioca. A massa substituiu a massa comum da lasanha e foi intercalada com camadas de molho, abobrinha e cenoura. Total fit!


35. Burrito de tapioca: uma outra receita que mistura a tapioca e a culinária mexicana. O recheio é de chilli mexicano com feijão, alface e queijo e para ser mesmo um burrito é preciso se atentar ao modo de enrolar a tapioca (em formato cilíndrico).


36. Bolinha de tapioca com carne seca: essa ideia também pode ser servida como petisco e apesar de ser frito, a vantagem está na massa que não contém glúten.


37. Empada fit: outra receita que ganhou sua versão de tapioca foi a empada. Rápida e de poucos ingredientes, a receita também tem a vantagem de poder receber diferentes recheios de acordo com o gosto de cada um.


38. Suflê de tapioca: essa receita promete te conquistar com os olhos e o sabor. O suflê é recheado com bacon, o que torna essa receita menos saudável. Mas nada impede que ele seja substituído por outro ingrediente.


39. Canapé de tapioca e manga: passando para as receitas doces, mas seguindo a linha dos petiscos, aqui vai uma opção refrescante e bonita para o verão. Super prática, a receita consiste em preparar mini tapiocas e colocar um pedaço de manga sobre a massa. É possível decorar com folhas de hortelã.


40. Cuzcuz de tapioca: passando para as receitas doces, mas seguindo a linha dos petiscos, aqui vai uma opção refrescante e bonita para o verão. Super prática, a receita consiste em preparar mini tapiocas e colocar um pedaço de manga sobre a massa. É possível decorar com folhas de hortelã.


41. Creme de tapioca com baunilha: uma sobremesa super leve que fica muito bem combinada com geleias de fruta. A única coisa ruim é ter que esperar duas horas até gelar para poder saborear o doce.


42. Mingau de tapioca: além de ser super simples de preparar, essa receita pode ser degustada tanto quente quanto gelada, ou seja, ela pode ser feita no verão ou no inverno e pode ser servida do jeito que você gostar mais.


43. Caviar de tapioca: essa é a conhecida receita de sagu, que para quem não sabe é feito de farinha de mandioca, assim como a tapioca. Uma alternativa de sobremesa saudável e gostosa.


44. Sorvete de tapioca: surpreendentemente, existe receitas até de sorteve de tapioca, e segundo a dona da receita o sabor é divino. Para quem gosta de experimentar coisas novas essa é uma ótima sugestão!


45. Geladinho de tapioca: para quem quer se refrescar em dias quentes, mas não tem paciência para bater o sorvete de tapioca, há a opção de fazer um geladinho (também conhecido como sacolé) que também leva tapioca. Vale a pena testar no verão!


46. Tapioca cremosa com doce de leite e coco queimado: nessa receita a tapioca utilizada é a granulada e não a em farinha e é combinada com doce de leite e coco queimado, ingredientes que ficam deliciosos juntos. De acordo com a dona da receita, esse doce fica bastante parecido com o arroz doce, só que melhor.


47. Manjar de tapioca cremoso: essa é outra sobremesa preparada com a tapioca granulada e que tem um textura bem cremosa. Além de saudável, o manjar é de dar água na boca só de olhar!


48. Pudim de tapioca com coco: simples e fácil de fazer, esse pudim de tapioca promete imitar a textura do pudim tradicional. A maior dificuldade dessa receita é desenformar, mas o segredo está em deixar o pudim estar bem gelado e firme.


49. Pudim de tapioca com nozes e xarope de ácer: essa é outra receita de pudim, mas nesse caso ele leva um ingrediente um pouco difícil de ser encontrado, no entanto, o xarope de ácer pode ser substituído por mel, que é mais acessível. Uma sobremesa bonita e saborosa!


50. Pudim de tapioca com calda de abacaxi: para finalizar a seleção de receitas com tapioca, a receita de um pudim diferente, pois é feito com a tapioca hidratada. Com aspecto mais molhadinho, é uma opção de sobremesa refrescante e saudável.

09/04/2018

GANHE DINHEIRO RESPONDENDO PESQUISAS NA INTERNET


Se você chegou até aqui é porque você gostou, né? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é MUITO importante!

CLICA AQUI VAI

Comentários