37 TRUQUES DE LIMPEZA E FAXINA QUE TODO SOLTEIRO PRECISA SABER

37 TRUQUES DE LIMPEZA E FAXINA QUE TODO SOLTEIRO PRECISA SABER

O dom da arte da limpeza e da organização realmente não faz parte do perfil de muita gente, nessas horas muitos recorrem à mãe, à diarista ou simplesmente jogam a sujeira toda para debaixo do tapete e fingem que está tudo bem.

Mas para essas pessoas, encontramos e traduzimos os truques de limpeza da gringa que irão ajudar muito na hora de pegar pesado no batente. Se liga!

1. Torneiras brilhantes por muito mais tempo

Este truque vale para as torneiras cromadas da pia da cozinha e da pia do banheiro. Aqueles respingos de água que vazam e até mesmo nossas impressões digitais, com o tempo vão embaçando as torneiras, tirando o brilho natural delas.

Para evitar isso, pegue um papel manteiga e esfregue sobre toda a torneira.

Creek Line House, http://www.creeklinehouse.com/2014/02/keep-your-faucets-shiny-and-free-from.html

2. Suporte para esponja

Faça um suporte para a esponja com grampo de escritório. Desta forma a esponja irá secar ao ar livre, ao invés de ficar umedecida o tempo todo, aumentando assim a proliferação de germes e bactérias.

Aliás, já temos até uma lista com várias utilidades para esse grampo. Veja aqui.

BuzzFeed, https://www.buzzfeed.com/peggy/meticulous-cleaning-tricks-for-the-ocd-person-i-72?bffbfood&utm_term=.wrjB6GbEo#.npVY3z1ZKBuzzFeed

– Faça Você mesmo | Grampo com esponja.

3. Retirar os cabelos do aspirador de pó

O truque está em usar um desmanchador de costura, para alcançar aqueles fios nojentinhos que acumulam no aspirador de pó. Como ele é afiado, a tendência é que os fios também sejam cortados em pedaços menores e assim serem sugados totalmente pelo eletrodoméstico.

Pinterest, https://www.pinterest.com/pin/440438038541868999/Pinterest

 

4. Limpe o filtro do aspirador de pó na lavadora de louça

Você sabia que o filtro do aspirador de pó pode ser limpo diretamente na lava-louças? Retire o filtro do aspirador de pó e lave-o no lavador de pratos. É bem mais prático, só não faça isso junto com os pratos.

Polubione, http://www.polubione.pl/lol/24437/zobacz-jak-wyczyscic-pralke-szybe-piekarnika-i-obrazy-poznaj-23-sposoby-dzieki-ktorym-odswiezysz-dom.htmlPolubione

– Antes | Depois

 

5. Limpe a torradeira usando cremor tártaro

Se tem uma coisa que utilizamos com muita frequência é a linda da torradeira, e com o passar dos dias se não limparmos ela vai criando uma camada gordurosa e fica bem nojentinha.

Se liga nesta dica para deixar a torradeira amada como nova de novo. Faça uma pasta com um pouquinho de água e cremor tártaro (bitartarato de potássio). Esfregue essa mistura com uma esponja e depois, limpe com um papel toalha. Dica valiosa para qualquer utensílio de inox.

A real lifehouse wife, http://www.areal-lifehousewife.com/2012/01/tip-16-toast-to-this.html/A real lifehouse wife

– Antes | Depois

 

6. Use uma escova de dente para limpar dentro da torradeira

A parte interna da torradeira é mais delicada de limpar, pois não se pode passar produtos de limpeza nem água. Com a torradeira desligada e fria, passe as cerdas da escova de dente nas partes internas da torradeira até que os resquícios de alimentos saiam.

Veja o procedimento completo aqui (em inglês).

 

7. Limpe entre os vidros da porta do forno

Geralmente, a porta dos fornos possuem um vidro duplo, que com o tempo, tendem a acumular uma sujeirinha entre eles.

Alguns modelos permitem fácil acesso a esse vão entre um vidro e outro, bastando desparafusar o vidro da parte interna. Porém, alguns não possuem essa facilidade. Para esses modelos, basta prender um pano úmido na ponta de um arame e inseri-lo entre esse vão pela parte de baixo do forno.

Ask Anna, http://askannamoseley.com/2013/01/how-to-clean-between-oven-glass/Ask Anna

 

8. Os germes e bactérias da esponja

Não adianta colocar no micro-ondas, nós até já falamos sobre essa tática neste artigo, segundo especialistas fazer isso só vai matar as bactérias mais fracas, fazendo as mais poderosas se multiplicarem.

O recomendado mesmo é usarmos por apenas algumas semanas e já trocar. Para aumentar sua durabilidade, também indicam lavarmos bem a esponja com água quente, detergente em pó e alvejantes. Antes de jogá-las fora, você pode usá-la em outro ambiente da casa menos sensível a higiene, como o banheiro, por exemplo.

Seja Life, http://www.sejalife.com/drbacteria/Seja Life

 

9. Sal grosso para limpar panelas de ferro

O sal absorve o óleo e remove resquícios de comida e ainda preserva a panela. Use uma esponja macia para esfregar o sal grosso pela panela, enxágue com água e deixe secar completamente.

Mas se você precisa de uma dica mais poderosa para limpar sua panela de ferro, dá uma olhada neste artigo, onde já ensinamos algumas opções de limpeza para esse utensílio.

Once Upon a Chef, https://www.onceuponachef.com/how-to/clean-cast-iron-pan.htmlOnce Upon a Chef

 

10. Limpar o ralo da pia

Com uma escova de dente esfregue bem o ralinho usando uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre branco.  Deixe agir por alguns minutos e depois despeje água bem quente para enxaguar.

Para potencializar ainda mais os efeitos e garantir um cheirinho mais agradável, corte rodelas grandes de limão (para que não passem pelo buraco do ralo), posicione- as bem na abertura, ligue a torneira e deixe a aguá com o suquinho do limão descer cano abaixo. Depois retire os limões e jogue-os no lixo.

Apartment Therapy, http://www.apartmenttherapy.com/how-to-clean-your-kitchen-sink-136771Apartment Therapy

 

11. Miolo de pão branco para limpar pinturas antigas

Sabe aquele quadro antigo que você trouxe da casa da sua vozinha e já está todo sujinho e amarelado? Limpe a pintura usando um pedaço de pão. Esfregue o miolo do pão suavemente sobre toda a pintura. O alimento funcionará como um esponja, “sugando” toda a sujeira.

The Brick House, http://www.the-brick-house.com/2010/09/cleaning-vintage-paintings/ The Brick House

 

12. Limpar exaustor/depurador de ar da cozinha

Quem tem uma parelho desses na cozinha sabe bem que, por sugar toda a fumaça e partículas de gordura expelidas durante o preparo de certos alimentos, as grades do exaustor ou depurador ficam todas sujas e engorduradas.

Para limpar, ferva água em uma panela grande que caiba o filtro do depurador de ar, depois adicione vagarosamente meio copo de bicarbornato de sódio, mas faça isso devagar para que não entre em erupção. Então mergulhe o filtro na água borbulhante de bicabornato de sódio e deixe “cozinhar” até que a gordura toda se solte, deixando a água grossa e bastante nojenta.

One Good thing by Jillee, http://www.onegoodthingbyjillee.com/2016/01/how-to-clean-a-greasy-stove-hood-filter.htmlOne Good thing by Jillee

 

13. Lavar a lavadora de roupas

Encha o tambor da máquina com água quente e um litro de água sanitária com cloro, ligue a máquina e deixe agitar por um minutinho. Desligue e deixe essa mistura agir no tambor do eletrodoméstico por mais ou menos uma hora. Para finalizar, coloque a máquina na lavagem completa, e deixe que ela faça todo o trabalho pesado.

Nós já fizemos um passo a passo bem legal (e ainda mais simples) usando vinagre, para dois tipos de máquinas (abertura frontal e abertura superior). Para ver, clique aqui ou aqui.

BuzzFeed, https://www.buzzfeed.com/peggy/meticulous-cleaning-tricks-for-the-ocd-person-i-72?bffbfood&utm_term=.gd4jN8ram#.skbVwpd0Q BuzzFeed

 

14. Limpar ferro de passar com sal

Com o passar do tempo, o ferro de passar roupas a vapor vai criando uma crostinha de sujeira naqueles furinhos da placa de aço, use esta técnica para deixá-lo limpinho.

Coloque um pouco de sal em cima de um papel toalha, passe o ferro na temperatura mais alta, mas sem vapor, depois de algumas passadas desligue o ferro e passe um pano limpo e macio sobre a placa de aço. Nós já havíamos falado dessa dica neste artigo.

Fab Art DIY, http://www.fabartdiy.com/how-to-clean-iron-with-salt/Fab Art DIY

– Antes | Depois | Use sal para limpar seu ferro.

 

15. Limpe as janelas

Não é só passar o limpa vidros na janela e está tudo terminado. Limpar a janela de verdade também envolve deixar nos trinques toda sua estrutura. Para isso, aposte no vinagre branco. Usando um pano umedecido e cotonetes (para as áreas mais difíceis) esfregue bem o líquido na parte suja e manchada. Ficará tudo “nos trinques”.

Ask Anna, http://askannamoseley.com/2012/04/spring-cleaning-washing-windows-more/ Ask Anna

– Antes | Depois

 

16. Truque para tirar manchas do colchão

Esse é o velho truque do bicarbonato de sódio novamente, mas dessa vez no colchão. Você irá misturar um pouco de bicarbonato de sódio com pouco de água oxigenada e sabonete líquido. Coloque essa mistura em um borrifador e borrife sobre a mancha, esfregando com um pano limpo. Funciona para manchas mais leves como, sangue, urina e comidas doces.

Wikihow, https://www.wikihow.com/Clean-Vomit-from-a-MattressWikihow

 

17. Amaciante em folha para limpar os rodapés

Para deixar os rodapés livres da sujeira, basta usar um amaciante em folha usado, ao invés dos limpadores de costume.

O problema é que quase não encontramos esse amaciante em folha aqui no Brasil, ele é bastante utilizado nos Estados Unidos, eles usam dentro da secadora de roupas para deixar as roupas mais cheirosas e macias. Mas pela internet consegue encontrá-los mais facilmente.

The Krazy Coupon Lady, http://thekrazycouponlady.com/tips/at-home/17-incredible-ways-to-dust-that-will-blow-your-mind.amp.html The Krazy Coupon Lady

 

18. Ferro de passar roupa para tirar manchas do carpete

Coloque em um borrifador 2 partes de água para 1 de vinagre branco e borrife a solução na mancha, coloque um pano umedecido por cima e em seguida coloque o ferro com vapor durante 30 segundos. Se não sair da primeira vez, tente outra, é bem possível que consiga se livrar dessa mancha danada.

Outra maneira de retirar manchas do carpete, ou qualquer outro tecido, é usando água com gás. Para ver como, clique aqui.

Homemaker Chic, https://homemakerchic.com/2012/07/03/how-to-clean-stubborn-carpet-stains-with-an-iron-and-vinegar/ Homemaker Chic

 

19. Limpe as persianas com uma meia

Sempre temos uma meia que não sabemos onde foi para o par. Para essa meia sinistra e solitária dê esta função de limpar as persianas. Misture um pouco de vinagre branco com água e umedeça a meia para começar a passar nas persianas.

E se quiser saber para onde vão as meias perdidas, clique aqui.

Keep Home Simple, http://keephomesimple.blogspot.com.br/2012/10/how-to-clean-dirty-blinds.htmlKeep Home Simple

 

 20. Limpe até as lâmpadas

Os loucos por limpeza não aguentam nem ver a sujeira das lâmpadas, para resolver isso, basta usar um pincel como se fosse um espanador.

Cobequi, http://www.cobequi.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_br&codigo_produto=1009Cobequi

 

21. Lavar as paredes do banheiro enquanto toma banho

Matando dois coelhos em uma cajadada só. Para lavar seu banheiro enquanto toma banho (lembre de não deixar o chuveiro ligado muito tempo para não esperdiçar água) você irá precisar de um item que fascinados por limpeza precisam ter.

Trata-se de um Lava-louças que tem uma esponja na ponta e um compartimento onde irá colocar metade de vinagre branco e a outra parte de detergente. Agora é so esfregar pelas paredes e ainda você pode usá-lo como microfone pra deixar tudo ainda mais animado.

BuzzFeed, https://www.buzzfeed.com/peggy/meticulous-cleaning-tricks-for-the-ocd-person-i-72?utm_term=.oubPRkr4q#.teb36kZe8 BuzzFeed

 

22. Extrato de baunilha ou casca laranja para livrar-se dos odores

Coloque duas cápsulas de extrato de baunilha em uma xícara e leve ao forno a uma temperatura de 300ºC por uma hora. A partir dos 30 minutos o cheirinho gostoso já estará tomando conta da casa.

Se você não tem o extrato de baunilha, já demos essa dica aqui, onde você pode só ferver cascas de laranja com canela ou cravo na boca do fogão. O perfume exalado tomará conta da sua casinha.

Blog de Ouro, http://blogdeouro-variedades.blogspot.com.br/2016/11/compota-de-casca-de-laranja.htmlBlog de Ouro

 

23. Truque da água quente

Este truque é utilizado nos banheiros de hotéis luxuosos. Enquanto estiver lavando o banheiro, encha a banheira ou um balde de água super quente e deixe-o no ambiente por alguns minutos.

Essa temperatura elevada, já acima dos 10ºC, ajudará a potencializar os produtos de limpeza usados. Depois de finalizar toda a esfregação, jogue essa água quente nos azulejos, chuveiro, torneiras e etc.

Guia Gonzalense, http://guiagoncalense.com.br/2017/04/21/como-limpar-o-banheiro-em-15-minutos/Guia Gonzalense

 

24. Limpe as velas e as deixem como novas

Se você curte velas na decoração, já percebeu que elas vão ficando empoeiradas e feias, e é muito difícil de limpa-las. O truque  é usar um pouco de algodão embebido em álcool para limpá-las. A sujeira sairá com facilidade.

Life Hacker, http://lifehacker.com/clean-dusty-grimy-candles-with-rubbing-alcohol-1695438073Life Hacker

 

25. Limpeza de armários

Com o tempo os armários vão ficando encardidos e se você já tentou várias formas para limpar e nada deu certo, então tente esta dica. Você irá precisar apenas de 2 porções de bicarbonato de sódio para 1 de óleo de coco, misture e esfregue no armário com uma escova de dente.

One Good Thing by JilleE, http://www.onegoodthingbyjillee.com/how-to-clean-grimy-kitchen-cabinets-with-2-ingredientsOne Good Thing by JilleE

– Antes | Depois

 

26. Tire os riscos dos pisos

Para limpar de vez algumas marcas que aparecem nos pisos devido ao desgaste, como riscos, etc., passe no chão um pouco de lubrificante WD-40 e depois esfregue bem com uma escova. As manchas tendem a sumir, mas cuidado para não escorregar no produto.

Money Talks News, https://www.moneytalksnews.com/20-unusual-but-handy-uses-for-40-indoors-and-out/Money Talks News

 

27. Pendure as vassouras e rodos

Para deixar sua área de serviço mais organizada, pendure suas vassouras ou rodos em um suporte. Existem vários modelos diferentes no mercado e são bem fáceis de encontrar.

Reolimp, http://reolimp.com.br/index.php?route=product/product&product_id=473Reolimp

 

28. Até o chuveiro precisa de banho

Coloque em um saco plástico aproximadamente um copo de vinagre branco (a quantidade depende do tamanho do chuveiro), e 3 a 4 gotas de óleo de essência de limão.

Amarre esse saco na “cabeça do chuveiro”, de forma que os buraquinhos por onde sai a água fiquem em contato com a mistura de dentro do saco. Deixe da noite para o dia e ao retirar o saco passe um pano limpo para enxugar. Nós até já falamos sobre essa dica neste artigo aqui.

Como Desentupir, http://comodesentupir.com/como-limpar-ou-desentupir-chuveiro-e-ducha/Como Desentupir

 

29. Limpe as hélices do ventilador

Se você nunca deu uma olhada nas hélices do seu ventilador de teto, dê uma olhada na sujeirada que fica acumulada em cima delas. E para limpar é complicado já que passar um simples paninho tende a empurrar toda a poeira no chão.

Para facilitar esse processo, vista a hélice com uma fronha venha, desta forma a sujeira retirada cai diretamente dentro do “saco de pano”, evitando que a poeira se espalhe em todo ambiente.

Homemaker Chic, https://homemakerchic.com/2013/01/11/how-to-clean-fan-blades-without-a-dusty-mess/Homemaker Chic

 

30. Resgatar o branco dos travesseiros amarelados

Antes de aplicar essa dica, verifique se seu travesseiro pode realmente ser lavado. Se sim, mãos à obra! Você precisará de 1 xícara de detergente em pó, 1 xícara de detergente em pó para máquina de lavar louça, 1 xícara de alvejante, 1/2 xícara  de bórax

Misture todos esses ingredientes em um grande recipiente com água quente e deixe o travesseiro de molho por uns 30 minutos. Depois coloque-o na máquina de lavar e lave-o normalmente.

Consumer Reports, https://www.consumerreports.org/pillows/how-to-wash-a-pillow/Consumer Reports

 

31. O jeito mais rápido de limpar o abajur

Se você tem algum abajur onde a cúpula é feito de tecido, use um daqueles rolos adesivos que geralmente usamos para retirar fiapos e pelos das roupas.

Creek Line House, http://www.creeklinehouse.com/2013/05/the-fastest-and-easiest-way-to-clean.htmlCreek Line House

 

32. Faça o seu próprio Removedor de sujeira

Alguns produtos podem ser muito tóxicos e prejudicial à saúde, que tal então fazer o seu produto de limpeza sem ter essa preocupação. Basta juntar óleo de coco com bicarbornato de sódio. Prontinho!

David Wolfe, https://www.davidwolfe.com/coconut-oil-is-better-than-toothpaste/David Wolfe

 

33. Chave de fenda na limpeza do banheiro

Alguns lugares parecem impossíveis de limpar totalmente, como as fendas e cantos entre a tampa e o vaso sanitário. Basta tirar a tampa e com o auxílio de uma chave fenda fazer com que um pano com desinfetante alcance esses lugarzinhos chatos.

Ask Anna, http://askannamoseley.com/2014/06/how-to-clean-a-toilet-the-back-ledge-under-the-tank/#_a5y_p=4174717Ask Anna

 

34. limpar os vidros das janelas

Para deixar os vidros da janela impecáveis, faça uma mistura de uma xícara de água e uma xícara de vinagre branco com três gotas de detergente borrife a solução nos vidros e esfregue com um pano limpo e seco. Para finalizar e deixar as janelas sem risquinho nenhum passe uma folha de jornal amassado.

Metromax, http://www.metromax.net.br/blog/as-16-melhores-dicas-e-truques-de-limpeza-que-voce-tem-que-saber/Metromax

 

35. Escova do vaso sempre limpa

Para deixar aquela escovinha de limpar o vaso sempre limpinha, basta jogar um pouco de desinfetante dentro do compartimento onde a escova é guardada, dessa forma além de limpa, deixará um cheirnho agradável no banheiro.

The Home Depot, http://blog.homedepot.com/cleaning-tips-smarter-not-harder/The Home Depot

 

36. Use esponja mágica para limpar o teclado do notebook e PC

Um dos lugares mais sujos é o teclado onde você trabalha ou estuda a maior parte do seu dia. Para limpar este item tão importante use uma esponja mágica. O produto não é muito popular aqui no Brasil, mas é possível encontrá-la na rede.

The Mama s Girls, http://www.themamasgirls.com/how-to-clean-your-computer-keyboard-safely/ The Mama s Girls

 

37. Ralinho do Box sem cabelo

Para evitar que os fios de seu cabelo entupiam o ralinho do box, há um produto bem interessante para evitar esse mal.

Nós até já falamos dele neste artigo aqui e trata-se de um acessório que você prende no ralo e todos os fios que entrariam pelo cano, ficam presos nele. Depois é só retirá-lo do ralo e se livrar dos fios. Você pode comprar um desses clicando aqui.

Fonte: Almanaque SOS

15/05/2018

GANHE DINHEIRO RESPONDENDO PESQUISAS NA INTERNET


Se você chegou até aqui é porque você gostou, né? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é MUITO importante!

CLICA AQUI VAI

Comentários