10 DICAS MATADORAS PARA FAZER A CRIANÇADA SE COMPORTAR NO CARRO

COMO FAZER A CRIANÇADA SE COMPORTAR EM VIAGENS DE CARRO

Crianças entediadas e viagens de carro. Uma mistura altamente explosiva. Junte estes dois ingredientes sem cuidado e veja boa parte de suas férias virar um inferno.

Aqui o Acidez Mental vai te dar 10 dicas geniais para entreter as crianças por horas a fio, e manter sua sanidade mental intacta.


Filmes e desenhos animados

Hoje em dia, as telas de televisão estão por toda parte – em nossos telefones celulares, elevadores, aviões, banheiros públicos, ou em DVDs portáteis dentro de nossos carros. Se você estiver de partida para uma viagem particularmente longa, leve uma bolsa com vários filmes e desenhos animados próprios para a idade de suas crianças. Se possível, inéditos para elas. Você se surpreenderá como o tempo passará rápido até mesmo para as crianças sentadas no banco de trás. Uma ressalva: para garantir a paz dentro do carro, certifique-se que a tela (ou as telas) esteja colocada em um lugar onde todas as crianças consigam enxergar bem. E não se esqueça dos fones de ouvido para as crianças.


Jogos eletrônicos

As crianças ficam entretidas um bom tempo com os videogames portáteis. Esses vão desde jogos de bolso a sistemas que podem ser instalados no seu veículo. Você pode contar com aparelhos específicos para jogos e games que podem ser jogados no celular. Embora videogames não sejam a coisa mais criativa que uma criança possa brincar, eles são no mínimo, interativos. E melhor do que isso, qualquer “lesão física” se limitará a acontecer dentro da pequena tela e não no banco de trás de seu carro?.


Bingo da placa de indentificação

As placas de carros e motos podem fazer parte da diversão. Embora seja bastante simples, este jogo pode ser bem divertido – dependendo da imaginação dos participantes, é claro. Neste jogo as crianças precisam criar frasescom as letras de placas de carro. Por exemplo, “BFA” pode ser “Batata Frita Azeda”, ou “ Bola Futebol Antiga”. Faça disso um concurso no qual o vencedor é aquele que cria a frase mais engraçada – ou ridícula –. Você se surpreenderá com a capacidade de criação de seus filhos! Para o jogo ficar mais animado ainda, libere os palavrões… Mas só desta vez!


Quem viu primeiro?

Escolha um modelo de carro – antigamente as crianças procuravam por fuscas – que não sejam tão raros e tampouco fáceis demais para se encontrar na estrada. Estabeleça um número limite. Por exemplo, quem encontrar primeiro 10 vans é o vencedor. Para dificultar, você pode determinar a cor do carro. E quem vir o carro primeiro deve falar bem alto “ponto meu” – isso mesmo, as crianças costumam ficar agitadas com esse jogo apesar de manterem a concentração.


O jogo das celebridades

Esse jogo é ideal para pré-aborrecentes, principalmente meninas entre seus 10 e 14 anos. Como funciona: uma pessoa pensa e fala o nome de uma celebridade do momento – pode ser da música, cinema, artista de novela, etc, preferencialmente com nome e sobrenome. A pessoa seguinte deve falar o nome de outra celebridade, porém, cuja letra do primeiro nome ou sobrenome seja a primeira letra do nome ou sobrenome da celebridade anterior. Aqui vai um exemplo:

Criança 1: Michael Jackson
Criança 2: Justin Bieber
Criança 3: Beyonce
Criança 1: Jon Bon Jovi
Criança 2: Jessica Simpson
Criança 3: Jota Quest

Os participantes devem aceitar, por maioria, a legitimidade da celebridade indicada. Se alguém não conseguir dizer um nome (dentro de algo em torno de 30 segundos), essa pessoa está fora do jogo. E se repetir uma celebridade ja dita na rodada, perde também.


Jogo do Silêncio

Quem disse que um jogo precisa ser barulhento para ser divertido? No jogo do silêncio, ganha aquele que ficar mais quieto por mais tempo. Este jogo segue a tradição infantil de contra-argumentar. A exceção é que a cada vez que alguém diz “não” ou “sim”, precisa ser dito de forma mais suave e um pouco mais longo do que a pessoa que disse anteriormente. A ideia é falar tão suavemente que a outra pessoa não acompanhará, o que significa que você ganhou. Quem explodir e falar muito alto, perde automaticamente perde o jogo.


Onde nós estamos?

Com um mapa em mãos, as crianças conseguem saber quanto ainda falta para chegar? Esta atividade permite que as crianças respondam elas mesmos à questão: “Estamos quase chegando?” Armadas com um mapa e com suas próprias habilidades de observar as placas com os nomes das cidades na estrada ou talvez uma rápida espiadela no sistema de navegação do GPS, as crianças podem saber a qualquer momento quanto ainda falta percorrer. Para tornar o jogo mais interativo, você pode imprimir o mapa de um site como o Google Maps ou MapQuest e estimular as crianças a marcar as várias cidades por onde estão passando colorindo o percurso com giz ou lápis de cor enquanto você continua a dirigir calmamente.


Jogo dos animais

Neste jogo, ganha quem avistar o maior número de animais na estradaQuem consegue localizar o maior número de animais durante a viagem? Qualquer criatura que se mova vale como animal: vaca, boi, veados, galinhas, aves (você pode especificar as espécies) e até mesmo insetos mortos no pára-brisa do carro. Faça disso uma competição ou não, de acordo com a situação. Você pode pedir para que uma das crianças anote os animais que já foram ditos e pode dar um refrigerante extra na próxima parada para aquela que falar o maior número de animais. Mas mesmo as crianças mais criativas podem se cansar de jogos que exigem muita concentração e raciocínio após algum tempo.


Brinquedos

Nos velhos tempos, uma frase como “não me faça virar para o banco de trás para ter que resolver isso” era o suficiente para silenciar qualquer comportamento indisciplinado no banco traseiro. Mas nos tempos mais modernos, nossa sociedade parece não concordar mais com esse tipo de prática – mesmo que a intenção seja somente a de manter a paz. Uma alternativa é oferecer um incentivo pelo bom comportamento. Normalmente você pode comprar algum tipo de brinquedo barato nos postos de gasolina da estrada, e com um pouco de sorte isso será suficiente para manter as crianças ocupadas – brincando – até que você chegue ao destino final.


Cantar

Vocês todos podem se divertir muito ao cantar músicas apropriadas para a idade de seus filhos. Ligar o rádio do carro, ou colocar um CD, também pode ser algo útil – e prazeroso – durante a viagem.

Estabeleça pequenos prêmios para cada brincadeira: O direito de ficar na janela no próximo trecho, uma bola extra na visita a sorveteria, etc.


Então, na próxima vez que você precisar fazer uma longa viagem de carro com seus filhos, não entre em pânico. Lembre-se que com um pouco de criatividade, com ou sem dinheiro, você pode fazer da viagem uma das melhores experiências vividas ao lado de seus filhos.

24/12/2014

Comentários