10 COISAS QUE VOCÊ SEMPRE FAZ NO BANHEIRO MAS NÃO DEVERIA FAZER

10 COISAS QUE VOCÊ SEMPRE FAZ NO BANHEIRO MAS NÃO DEVERIA FAZER

Banheiros não são sempre os lugares mais limpos pra se visitar. E mesmo um banheiro limpo pode abrigar muitos, muitos germes pelo simples fato de ser usado por diferentes pessoas no decorrer do dia.

Em uma pesquisa recente, foi constatado que 39% a mais dos entrevistados se preocupavam em contrair germes em banheiros públicos, comparando com quaisquer outras fontes. Ou seja, quando entramos em um banheiro, começamos uma “batalha” para cuidar da nossa higiene fazendo o possível para não se “contaminar”.

Mas o que você não sabe é que existem coisas você sempre faz no banheiro que nunca deveria fazer. Aqui vão 10 dicas pra evitar estes germes e bactérias asquerosos e pra deixar sua experiência ao usar um banheiro mais agradável.

Usar toalha de tecido no lavabo

Sem dúvida, a melhor coisa é a toalha de papel – ah, e se possível não reciclado. Mas sabemos que é um pouco estranho usar toalha de papel no banheiro da nossa casa, não é? Por isso, não da para se livrar de uma toalha de tecido.

O ideal é trocar diariamente ou quando você notar que ela está úmida demais. Outra coisa importante é orientar as pessoas para não enxugar o rosto nestas toalhas – por motivos óbvios – afinal, germes da nossa mão – e outras coisitas a mais – não precisam ir para nosso rosto, não é?

O sabonete em barra é um grande vilão

Geralmente, os sabonetes não apresentam ação desinfetante, bactericida – a não ser os produzidos com esta finalidade. Eles servem para limpar, e não para matar germes, assim vírus e bactérias podem estar ali “leves, livres e soltos”. Tenha higiene: percebendo que há algum resíduo preso ao sabonete, use outro ou se – de alguma maneira – você não conseguir um outro sabonete, lave-o.

Ah, e um detalhe muito importante: para o lavabo não dispense o sabonete líquido!

Como funciona o lance de abrir a porta e dar descarga depois de lavar as mãos?

Calma! Muito cuidado nessa hora! Tenha muito cuidado nessa etapa, principalmente em banheiros de shoppings, bares e etc. É claro que a maçaneta da porta, sendo tocada por uma mão contaminada, vai carregar tudo que é micro-organismos. No entanto, mantendo a maçaneta sempre limpa, sem gordura ou outra impureza, os micro-organismos tendem a morrer, pois não resistem à falta de água.

Mesmo assim, procure lavar as mãos após apertar a descarga ou tocar em outros objetos do banheiro. Se vire! Nunca pegue na maçaneta de banheiro público depois de lavar a mão, um pedaço de papel higiênico ajuda a livrar sua mão dos monstrinhos da maçaneta!

Deixar cesto de roupas sujas no banheiro

Estando bem fechado, não representa tanto problema assim. Mas, roupas no banheiro acumulam umidade e os fungos e bactérias amam isso – calor, umidade e escurinho), um descuido de alguns dias é o bastante para que desenvolvam colônias de bactérias na sua roupa. Roupas íntimas então… nem pensar, o ideal é não deixar acumular e lavar logo.

Manter a escova de dente na pia

Umidade, descargas no vaso sanitário… O melhor é não deixar ela solta por ali. No entanto, o ideal é que sua escova fique sempre seca e evitando a umidade que é normal em todo banheiro.

Dar descarga com a tampa levantada

Dando a descarga com a tampa levantada, você catapulta os germes para o ar. Eles chegam a atingir vários metros de altura e, como o banheiro não é tão alto, eles ficam pelo ar por até 2 horas, contaminando escovas de dentes e outros materiais colocados sobre as bancadas e pias.

Manter um tapete no box do banheiro

Tudo que você colocar irá servir de mais uma base para o crescimento de micro-organismos. Se possível elimine o quanto antes. No entanto o piso muito liso pode levar a acidentes, principalmente de pessoas mais idosas. Nesses casos, não é possível eliminar, então lembre-se de desinfetar com água sanitária.

Deixar as janelas do banheiro sempre fechadas

Janelas fechadas, nem pensar! O vapor retido dos chuveiros eleva a umidade das paredes, favorecendo o bolor. A aplicação, a cada 15 dias, de uma solução de 50% de água sanitária em água eliminará a presença destes bolores desagradáveis. O banheiro deve estar sempre ventilado e as janelas abertas sempre que possível.

10 passos de como se comportar em um banheiro

1 – Primeiramente quando entrar em uma cabine, verifique o vaso sanitário. Se necessário, use papel higiênico pra secar o assento ou use um protetor de papel, caso encontre um. Muitas farmácias e lojas para acampamentos vendem pequenos pacotes de protetores de papel para vaso sanitário e não faz mal ter um deles em sua bolsa ou mochila pra levar aonde for.

2 – Se caso você estiver em um banheiro público evite vasos sanitários que apresentem superfície suja ou molhada.

3 – Evite usar um vaso sanitário que tenha dejetos.

4 – Não desça suas calças até o fim. Deixe-as entre seus joelhos e seus pés.

5 – Não se sente no assento, mas paire próximo a ele. Se isto for difícil pra você, ache algo para se equilibrar.

6 – Descarte seus objetos de uso íntimo na lixeira disponível, após enrolá-los apropriadamente em papel higiênico. Estamos falando da sua bagunça, livre-se dela corretamente.

7 – Use papel higiênico para dar a descarga. Somente toque o mecanismo de descarga com papel higiênico e jogue este pedaço de papel rapidamente dentro do vaso sanitário.

8 – Vire seu rosto para a direção oposta ao vaso sanitário e saia rapidamente. Partículas aéreas podem transportar germes até suas vias respiratórias, por isso é melhor sair rapidamente, fechar a tampa do vaso ou não encará-lo.

9 – Use papel higiênico para abrir a porta da cabine. Obviamente, o fecho interno da porta da cabine é mais sujo do que o externo. Use um pequeno pedaço de papel higiênico pra abri-lo e jogue o papel fora imediatamente no cesto, caso este exista.

10 – Lave suas mãos – sempre. Lave suas mãos usando sabão por pelo menos 20 segundos sob água corrente. Embora muitos lugares economizem em água quente, use-a, se estiver disponível, já que é mais eficiente em remover germes.

Seque suas mãos usando o papel disponível

Alguns lugares usam toalhas de pano que giram em um dispensador – não se esqueça de mover a toalha até a próxima parte seca, ou então você estará secando suas mãos no mesmo lugar que a pessoa anterior. Note que secadores de ar quente são menos higiênicos porque as bactérias crescem e se multiplicam na ventilação quente e úmida e são levantadas do chão. Use toalhas de papel, caso disponíveis.

24/12/2014

GANHE DINHEIRO RESPONDENDO PESQUISAS NA INTERNET

Se você chegou até aqui é porque você gostou, né? Então curta e compartilhe o Acidez Mental no Facebook com seus amigos! Seu clique é MUITO importante!

CLICA AQUI VAI

Comentários